Representantes de produtores rurais recebem capacitação para inovar no Tocantins

Programa do Sebrae capacita presidentes de sindicatos do Agronegócio. Omar Henneman disse que objetivo é provocar inovação para que os sindicatos possam prestar mais serviços

Escola de líderes foi realizado no auditório do Sebrae
Descrição: Escola de líderes foi realizado no auditório do Sebrae Crédito: Ascom Sebrae/TO

Na manhã desta segunda-feira, 13, o Sebrae lançou em parceria com a Federação da Agricultura (FAET) a “Escola de Líderes Rurais”, um programa que tem duração de 1 ano que deverá capacitar os presidentes dos sindicatos do setor do Agronegócio que hoje somam mais de 38 no estado do Tocantins.

 

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 13, Omar Henneman, superintendente do Sebrae que em parceria com FAET e SENAR organizaram o evento, detalhou como será o processo de capacitação desses líderes. “Estamos trazendo discussões para a sala de aula e alguns exercícios fora. Num segundo momento vamos aos municípios colocando também a capacitação nas mãos dos diretores e membros da diretoria. A intenção é capacitá-los com uma provocação muito grande na inovação para que os sindicatos possam prestar mais serviços, para que sejam cada vez mais úteis, que eles agregam aos produtores rurais do estado. Com isso nós inauguramos um novo tempo capacitando-os para juntos o Sebrae e a Federação da Agricultura para transformarmos esse Tocantins” explicou o superintendente.

 

Com uma agropecuária pujante, o Tocantins tem pequenos negócios que também acontecem na área rural. O superintendente do Sebrae que reconhece esse potencial disse que o setor precisa de inovação. “Percebemos que assim como as empresas envelhecem, as instituições e os sindicatos rurais também envelheceram. Então é preciso inovar para que os sindicatos não se limitem a poucas ações, como alguns tem somente aquela semana da Feira Agropecuária. É preciso muito mais para que os produtores tem prazer e gosto de serem sócios dos sindicatos para ali buscarem o conteúdo e informações técnicas, de gestão do seu negócio, mas também o sindicalismo precisa ser fortalecido e inovado” pontuou Henneman.

 

Agronegócio fomentado

Convidada para o evento, a Senadora e ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu declarou ao T1 Notícias que todo ano tem dado apoio aos produtores rurais destinando emendas ao setor. “Colocamos as emendas para ajudar nas exposições agropecuárias. Juntando eu com o deputado Irajá Abreu nós colocamos R$ 2 milhões neste ano para ajudar nas feiras agropecuárias que são eventos que ajudam na economia do Tocantins. Essas feiras não são só eventos festivos, ela fomenta a economia, emprego e geração de renda”, defendeu a ex-líder sindical.

 

Na ocasião Kátia Abreu pontuou características que um líder sindical precisa ter. “O líder rural precisa pensar muito antes de tomar a decisão de ser um líder rural. A palavra medo, covardia e preocupação não podem existir. Tem que brigar com o governo pelas teses que defende. Para que este possa dar condições dos produtores rurais trabalharem”, destacou.

Comentários (0)