Foi divulgado nesta quarta-feira, 21, o resultado definitivo do processo seletivo para escolher diretores de escolas indígenas e quilomboas da rede estadual de ensino no Tocantins. A iniciativa destina-se a servidores efetivos ou contratados, indígenas ou quilombolas e segue os critérios de desempenho para o exercício da função no período de três anos. Ao todo, 25 candidatos foram aprovados: 22 indígenas e três quilombolas. A publicação consta no Diário Oficial do Estado.
Dentre as etapas estavam a análise de titulação, avaliação do plano de gestão escolar indígena/quilombola e entrevistas com os candidatos
Para o superintendente de Políticas Educacionais, Leandro Vieira, a iniciativa é um passo importante para o fortalecimento da educação indígena e quilombola. “Hoje finalizamos esse processo seletivo tendo 22 candidatos indígenas selecionados como diretores de escolas aptos a atuarem como diretores, reforçando o compromisso da Secretaria de Estado da Educação com a representatividade dessas comunidades com Políticas de Educação que valorizam a cultura, tradição e o modo de vida desses povos”, destacou.
O edital ainda atende aos critérios do Vaar (Valor Aluno Ano Resultado), que promove a equidade com a inclusão dos gestores indígenas e quilombolas garantindo o cumprimento dessas metas para a Secretaria de Estado da Educação.
Todas as etapas da seleção podem ser conferidas aqui.
Comentários (0)