O Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) foi referendado nesta semana pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins (Consuni/UFT). Na prática, o exame de qualificação lançado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em outubro, e que tem sua primeira edição marcada para dezembro deste ano, foi oficializado como uma das formas de ingresso da Universidade.
A minuta aprovada estabelece que o exame será utilizado como critério de seleção para vagas antes destinadas aos vestibulares e Processos Seletivos Complementares da UFT que utilizavam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, os chamados "PSEnem", além do residual de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, dispõe que após dois anos deverá ser realizado estudo sobre o processo para avaliação da oferta de vagas.
Com a regulamentação do Consuni, ficou autorizada a oferta de vagas em disciplinas específicas dos cursos de Graduação da UFT para alunos do Ensino Médio, na modalidade "Aluno Especial". O objetivo é aproximar os estudantes do Ensino Médio da Universidade e facilitar a transição para o Ensino Superior, permitindo que eles experimentem um ou mais cursos e possam, assim, ter mais subsídios para definir uma futura profissão.
Juntamente com a normativa que regulamenta o Exato como forma de ingresso na UFT, também foi aprovado o chamado "macroprojeto do Exato", que prevê diversas ações. Entre elas está a implementação de um Comitê de Avaliação Permanente do Ensino Médio do Tocantins, com a participação de docentes da UFT e da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) e a implementação de uma plataforma de indicadores para o monitoramento do desempenho dos estudantes do Tocantins. A ideia é que os resultados do Exato, mantidos de forma sistemática e contínua a cada edição, sirvam como base para um diagnóstico detalhado da educação tocantinense que permita identificar competências e habilidades dos estudantes para subsidiar a elaboração de estratégias de prevenção da evasão e aprimoramento do desempenho, incluindo ações de formação continuada de professores.
Elaborado com base nas especificidades curriculares do Ensino Médio do Tocantins, o Exato será uma espécie de "Enem regional" e seus resultados, conforme previsto pela Prograd, poderão ser utilizados como critério de seleção por outras instituições de Ensino Superior do estado, mediante o estabelecimento de convênios e parcerias.
As inscrições para a primeira edição do Exato estão abertas até esta segunda-feira (18), e a prova será aplicada no dia 15 de dezembro. Mais informações podem ser conferidas no site www.uft.edu.br/exato2024.
Comentários (0)