Ribeirinha pede exoneração, prepara chegada de sucessor e fala em legado

Superintendente da Juventude pede exoneração do cargo por carta a nova Secretária.

Ex-Superintendente Ribeirinha
Descrição: Ex-Superintendente Ribeirinha

O Superintendente da Educação, Juventude e Esporte, Ricardo Correa Ribeirinha, pediu exoneração do cargo na manhã desta terça-feira, 3 de março, por meio de uma carta destinada à nova secretária do Estado, Adriana da Costa, onde conta sobre o legado que deixou em sua gestão e prepara seu sucessor, aconselhando-o. “O foco é e sempre deverá ser o bem estar dos nossos jovens, que tanto precisam do apoio e suporte do Estado”. 

 

Ribeirinha cita sua equipe, lembrando os como jovens pessoas do bem, que estiveram em todos os municípios do Estado atendendo outros jovens do Tocantins. Ressaltou o trabalho da Caravana da Juventude, que como projeto multidisciplinar levou a milhares de jovens discussões sobre diversos assuntos e apresenta resultados positivos para o Estado, disponíveis para consulta em relatório deixado pela Superintendência. 

 

Confira a carta na íntegra:

 

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.” Muito se pode dizer, escrever, mas em melhor resumo recorro a esta citação do filósofo prussiano Immanuel Kant. Uma frase contundente capaz de resumir meu estado de espírito pessoal. É um notório momento de transformação. Transitório, sem dúvida, mas de transformação. Sobretudo pessoal, afinal é normal na estrutura publica que as mudanças ocorram, mesmo que por vezes de forma brusca. Mas escrevo estas linhas não com o intuito de narrar um Estado de transformação do amplo cenário, apenas cumprir meu dever em escrever aquilo que creio ser razoável e pertinente ao meu caso pessoal.

 

Trata-se de uma nova etapa pessoal. De um novo processo de amadurecimento, de uma etapa focada no desenvolvimento de novos projetos, com o mesmo intuito a que me dediquei toda vida: preservar a vida dos nossos jovens dos males contemporâneos. Especificamente da saúde mental e fisiológica dos nossos jovens, com foco específico nas questões mais comuns entre nossa juventude, que são as drogas e os conflitos pessoais e sociais. Meu foco pessoal no desenvolvimento de projetos nessa área, nunca se perderá, o que muda é a forma de fazê-lo. Enfim, novos projetos e novas etapas.

 

Contudo, não poderia me furtar de descrever um breve legado. Sim, legado, pois a modéstia sobre o que é concreto, renego aos inseguros. Tudo fruto de muito trabalho e dedicação pessoal, mas acima de tudo de equipe. A valorosa equipe de jovens, pessoas do bem, que estiveram presentes em tantos municípios e na SEDUC atendendo os jovens de todo o Tocantins. Falo especialmente da Caravana da Juventude, um projeto multidisciplinar, que levou a milhares de jovens discussões sobre os mais diversos assuntos, respeitando a transversalidade de cada um dos temas abordados. Poderia falar em dados e números, mas considerada a densidade humana e pessoal das ações, deixo para a tarefa para o relatório disponível na Superintendência de Juventude. Sem dúvida realizamos diversas outras ações, cada um com particular resultado, mas o grande legado foi a Caravana. Uma paixão, a qual rogo, para que tenha prosseguimento, até porque independe do Ribeirinha para que aconteça, mas depende muito da vontade política da gestão para que não pare.

 

E essa é minha clara visão de futuro. A continuidade de ações que deram certo. E as ações da Superintendência da Juventude deram. Suas pretensões são claramente perceptíveis. A mudança almejada aos nossos jovens, a motivação, os serviços prestados por esta equipe e os resultados são fantásticos. Acredito fielmente no bom senso. E a maior afirmativa disso é esta carta, na qual me despeço solicitando minha exoneração. Sem qualquer ranço, mágoa ou desabono pessoal quanto às mudanças e as escolhas. E sem disfarce, de forma honesta e direta, apenas rogo para aqueles que fiquem terem a oportunidade de manutenção do trabalho por nós desenvolvido ao longo destes últimos anos. Onde o foco é e sempre deverá ser o bem estar dos nossos jovens, que tanto precisam do apoio e suporte do Estado.

 

Finalmente, tenho apenas que agradecer pelas oportunidades que me foram concedidas por Deus, pelo poder público nas mãos do Governador Marcelo Miranda e pelo convívio com a sensacional equipe que foi formada na SEDUC, especialmente na Superintendência da Juventude. Muito Obrigado!”.

 

 

Comentários (0)