Acontece nos dias 07, 08 e 09 de novembro, em Foz do Iguaçu-PR, o Encontro dos Conselhos Deliberativo do SEBRAE. A proposta do evento é reunir o maior número de conselheiros dos 27 Conselhos Estaduais e Conselho Nacional da instituição para discutir e propor o melhor modelo de uma Governança Corporativa.
O dia 07, quarta-feira, foi reservado para a reunião dos presidentes dos Conselhos Estaduais e o presidente do Conselho Nacional, Roberto Simões. As mudanças socioeconômicas mundiais, o perfil de cada Conselho e um modelo de gestão adequado às realidades do cliente Sebrae, foram alguns dos assuntos em pauta.
Para o presidente do CDE Tocantins, Roberto Pires, a visão empreendedora e ousada do Sebrae tem contribuído com a proposta de trabalho que propôs quando assumiu a gestão em 2011. “Sinto-me muito à vontade para presidir o Conselho no Tocantins. Nossos pares têm entendido a nossa proposta e respondido de forma positiva”. E completou: “ouvir outros conselhos regionais foi fundamental para percebermos que estamos em linha com o modelo de governança sugerido pelo presidente Roberto Simões”.
O dia 08 foi reservado para as boas-vindas do presidente do CDE Paraná – anfitrião do evento, do presidente do CDN e da Diretoria Executiva. Uma palestra proferida pelo jornalista e especialista em Gestão de Negócios, Rogério Meirelles, abordando o perfil da Nova Classe Média Brasileira, proporcionou um debate a respeito de como a instituição poderá aproveitar esse público, elaborando projetos e programas para atendimento aos novos empreendedores e potenciais empresários das micro e pequenas empresas.
Na pauta “Modelo de Gestão dos Conselhos Estaduais” o Tocantins tirou o 1º lugar. O destaque foi por alcançar a maior pontuação entre todos os 26 estados e o Distrito Federal. Pedro Ferreira, conselheiro que falou em nome do CDE Tocantins, disse da sua alegria em ser integrante desse Conselho. “Nossa votação foi individual. Chegarmos a essa pontuação faz-nos acreditar que estamos no caminho certo”.
Ainda, amanhã, dia 09, estarão reunidos os presidentes dos Conselhos Fiscais para alinhamento de informações e condutas.
Entenda o destaque do CDE Tocantins
A votação foi feita por cada conselheiro por meio de um painel conduzido por um relator, que apresentava questões pertinentes à gestão do CDE e separadas em 06 blocos distintos: Estrutura de Governança, Perfil e Nomeação de Conselheiros, Papéis e Atribuições, Preparação de reuniões, Dinâmica de Reuniões e Transparência.
(Por Denise Oliveira – Assessora de Relações Institucionais do CDE Tocantins)
Comentários (0)