Robocup: Equipe de robótica do Sesi Tocantins encerra torneio na França em 8°lugar

Alunos de Araguaína competiram na categoria Resgate Junior ficando no Top 10 mundial.

Crédito: Divulgação Fieto

A equipe Tucuna, formada por alunos da Escola SESI de Araguaína, conquistou a 8ª colocação na RoboCup 2023, conhecida popularmente como a Copa do Mundo da robótica, na modalidade Resgate Junior (Ensino Médio).

 

Nessa modalidade, as equipes desenvolvem robôs completamente autônomos com a tarefa de resgatar as vítimas de um ambiente (simulado de desastre hostil), sem a necessidade de interferência humana.

 

A Tucuna disputou com equipes de 28 países e, com o 8º lugar, entrou na lista dos Top 10 do mundo, o que representa um enorme feito, dada a grandeza da competição.

 

"Os desafios que estes jovens enfrentaram desde uma etapa local até chegar à fase internacional já os fazem vencedores. É uma grande satisfação para o SESI Tocantins proporcionar essa experiência que, com certeza, gerou aprendizados que eles levarão para a vida pessoal e profissional", avaliou o presidente do Conselho Regional do SESI, Roberto Pires.

 

Regimar de Deus Negreiro e Sérgio Gabriel Timóteo, os alunos participantes da competição, expressaram sua felicidade com o resultado obtido, a gratidão pela oportunidade ao SESI e destacaram a satisfação com as conexões e oportunidades que o evento proporcionou.

 

“Com certeza foi uma experiência incrível, conhecer pessoas do mundo todo e fazer contatos com outras equipes de robótica. Me deu mais noção do que seguir, e sei que essa participação vai ser muito importante como experiência para a minha vida, ” pontuou Regimar.

 

“A importância deste evento em minha vida é imensa: eu 'rasguei o inglês’, consegui contatos, fiz conexões com pessoas de vários países e creio que isso ajudará na minha vida profissional no futuro, ” concluiu Sérgio.

 

A equipe Tucuna, única equipe de robótica do Tocantins a participar de uma edição da RoboCup, segue escrevendo história na educação do Estado.

 

“Depois de conquistarem o primeiro lugar na etapa nacional, agora estão entre as oito melhores equipes do mundo. A Tucuna foi a primeira equipe de robótica do Tocantins a participar de uma competição internacional e isso mostra como a educação do SESI está avançando no Estado. No próximo ano, estamos planejando expandir o número de equipes e temos o objetivo de enviar um maior contingente de jovens para participarem de competições tanto nacionais como internacionais”, antecipou o superintende do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira.

 

Trajetória Tucuna

A Escola SESI de Araguaína participa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) desde 2014 e, em 2022, os alunos da Equipe Tucuna conquistaram o primeiro lugar do pódio na etapa nacional (nível II - voltada a alunos do Ensino Médio) e garantiram a vaga na competição internacional.

 

Antes da classificação no nível II, os alunos do SESI alcançaram o primeiro lugar nacional no nível I da OBR quando eram alunos da educação fundamental. Para chegar a RoboCup, a dupla do SESI, venceu as etapas estaduais, regionais e a nacional realizada em 2022.

 

A ROBOCUP

Considerada a Copa do mundo da Robótica, a RoboCup tem como objetivo promover o interesse, a prática e o conhecimento de ciências como a mecatrônica, ciência da computação, eletrônica, mecânica, internet das coisas e inteligência artificial.

Comentários (0)