Sábado voltado à Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes no Tocantins

Doses estão disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos em mais de 320 salas de vacina do estado, incluindo a capital, Palmas; campanha começou às 8 horas e segue até às 17 horas

Crédito: Erasmo Salomão/MS

As doses das vacinas da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos estão disponíveis neste sábado, 30, nos 139 municípios do Tocantins. Em todo o estado mais de 320 salas de vacinas estarão abertas das 8 às 17 horas. O objetivo é garantir a proteção vacinal desse público, reduzindo assim, as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções que acontecem anualmente.

 

Na Capital, Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abre todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), com exceção das que estão fechadas para reforma, e ainda a Policlínica de Taquaralto, localizada na região sul (rua SO 03, em frente a USF José Hermes).

 

Em todo o Estado, a Campanha ocorre entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, sendo o dia D, em 07 de outubro. “É muito importante a participação de toda a sociedade nessa campanha de multivacinação estadual, pois a aplicação dessas doses manterá a nossa população livre de doenças imunopreveníveis, tais como a poliomielite e sarampo”, disse a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena.

 

Diandra informa que, além da Poliomielite e Sarampo, a Campanha de Multivacinação também terá a aplicação de doses como a Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Hepatite A, Hepatite B e Febre Amarela.

 

“A Campanha de Multivacinação no Tocantins é um convite ímpar para que os pais e responsáveis levem seus filhos a essa ação de proteção. Por isso, precisamos do apoio de todos para que nossas crianças e adolescentes continuem protegidas de doenças. Isso reflete em um sistema de saúde não sobrecarregado e consequentemente, mais qualidade no atendimento”, enfatizou o gestor da SES-TO, Carlos Felinto.

 

Em Palmas

Na Capital, o gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), Hugo Botelho, destaca que os pais conseguem conferir qual vacina os filhos precisam tomar pelo cartão de vacinação. “Na caderneta dá para acompanhar os imunizantes, idade estipulada para administração e também a data para retorno, se for o caso.” Ele ainda explica que, mesmo se já tiver passado o período recomendado para aplicação da dose, é necessário fazer a atualização.

 

Após a mobilização da abertura deste sábado, as unidades de saúde também ficarão abertas ao longo da semana para atender a população e atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes, das 8 às 17 horas. Basta procurar a USF mais próxima para ser vacinado (a).

 

No Brasil

Além do Tocantins, a campanha do MInistério da Saúde ocorre simultaneamente na Paraíba, Ceará, Piauí, Alagoas, Goiás e em São Paulo. O objetivo é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Covid-19. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, Acre e no Amapá. A escolha dos estados buscou conter doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O alerta se deu, ainda, pelo risco de reintrodução da poliomielite, doença que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira. Desde 2016, o Brasil consta na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco muito alto para a reintrodução da doença.

 

Confira os locais de vacinação neste sábado, 30, na Capital

Policlínica de Taquaralto - Rua SO 03, em frente a USF José Hermes (Setor Sul)
USF Arno 41 (403 Norte)
USF Arno 42 (405 Norte)
USF Arne 53 (406 Norte) 
USF Arno 44 (409 Norte)
USF Arno 61 (503 Norte)
USF Arne 64 (508 Norte)
USF Deise de Fátima Araújo de Paula (Arse 13 - 108 Sul) 
USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 - 210 Sul)
USF Prof Isabel Auler (Arso 23 - 207 Sul) 
USF Francisco Júnior (Arso 41 - 403 Sul)
USF ASR-SE 75 (712 Sul)
USF Dr. Ewaldo Borges (Arse 82 - 806 Sul)
USF Albertino Santos (Arse 101 - 1004 Sul) 
USF Satilo Alves de Sousa (Arso 111 - 1103 Sul)
USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 - 1206 Sul)
USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 - 1304 Sul)
USF Alto Bonito (Jardim Aureny IV)
USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)
USF Liberdade (Jardim Aureny III)
USF Eugênio Pinheiro da Silva (Jardim Aureny I)
USF José Lúcio Carvalho (Lago Sul)
USF Taquari
USF Santa Fé
USF Morada do Sol
USF Santa Bárbara 
USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul)
USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)
USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

 

Comentários (0)