Saeto inicia avaliação diagnóstica para 160 mil estudantes do TO a partir de 2ª

Estudantes de redes municipal e estadual farão provas de Língua Portuguesa e Matemática entre 10 e 19 de março. Objetivo é mapear aprendizagens e direcionar políticas públicas para qualificar ensino

Crédito: Divulgação/Seduc

A partir desta segunda-feira, 10 de março, o Tocantins iniciará a aplicação da Avaliação Formativa Diagnóstica, parte do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), avaliará o desempenho de mais de 160 mil estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Participam da avaliação turmas do 2º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal, além de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio da rede estadual. Desse total, cerca de 39 mil são alunos da rede municipal, e aproximadamente 123 mil são da rede estadual.

 

As provas serão aplicadas em formato impresso para o ensino fundamental e médio entre os dias 10 e 14 de março. Já para o ensino médio, no formato digital, o prazo se estende até o dia 19 de março.

 

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do engajamento de todos no processo. “É um compromisso do Governo do Tocantins promover uma educação para todo o território. Queremos identificar, com essa primeira aplicação diagnóstica, aquilo que deve ser melhorado. Dessa forma, podemos apontar soluções e buscar uma educação que transforme a vida dos nossos estudantes”, afirmou.

 

O Saeto, desenvolvido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), tem como objetivo constituir indicadores e diagnósticos que orientem a formulação de políticas públicas para melhorar a qualidade da educação no estado. O sistema também elabora os Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto).

 

A avaliação é dividida em três fases: duas Avaliações Formativas (diagnóstica e de acompanhamento) e uma Avaliação Somativa, que verifica as aprendizagens adquiridas ao final dos ciclos escolares. Com os dados coletados, a Seduc pretende implementar ações corretivas e ajustes no processo educacional, para preparar melhor os estudantes.

Comentários (0)