Saúde do Estado só vai disponibilizar doses da CoronaVac após reunião com municípios

Conforme a pasta, esses encontros devem ocorrer na quarta-feira e quinta-feira, 26 e 27 de maio

Crédito: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), informou que todas as doses de CoronaVac (Instituto Butantan) que ainda estão no estoque da Gerência de Imunização, só serão distribuídas após reuniões com os municípios. Na semana passada, o Tocantins recebeu do Ministério da Saúde, entre sexta, 14, e sábado, 15, pouco mais de 21 mil doses do imunizante.

 

Conforme a pasta, esses encontros devem ocorrer na quarta-feira e quinta-feira, 26 e 27 de maio, para avaliar os municípios que estão com dificuldade para aplicação da segunda dose da CoronaVac.

 

De antemão, conforme a SES,  já foi analisado o banco de dados da imunização no Estado e que uma reunião com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) foi realizada para verificar a situação.

 

Segunda dose 

 

Até o final da semana passada, Paraíso e Palmas tinham alertado, por meio de notas à imprensa, sobre a falta de vacinas da CoronaVac. Ontem, 20, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) disse que aguarda o repasse das doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Tocantins para dar continuidade a aplicação da segunda dose do imunizante do Butantan. 

 

O  infectologista da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Rafael Albuquerque, alerta para baixa eficácia da vacina do Butantan, que está em torno de 50,38% e que necessita da imunização completa para aumentar para algo torno de 62% sua eficácia. Confira matéria completa aqui.

Comentários (0)