Sebrae e MPTO debatem projeto para apoiar mulheres em vulnerabilidade social

Por meio do projeto Força Mulher mais mulheres tocantinenses poderão ser beneficiadas.

Crédito: Divulgação/Sebrae

O Sebrae Tocantins e Ministério Público do Estado (MPTO) estudam parcerias, por meio do projeto Força Mulher, para resgatar a cidadania e a inclusão produtiva de mulheres em vulnerabilidade social atendidas pelo núcleo Maria da Penha. O encontro do superintendente da instituição, Rérison Antônio Leite, e a coordenadora do Núcleo Maria da Penha, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, ocorreu nesta semana, na sede administrativa do Sebrae, em Palmas.

 

Na ocasião, Rerison Leite pontuou que a inclusão produtiva será uma das prioridades estratégicas do Sebrae. Em sua visão, essa prerrogativa irá ampliar o atendimento às mulheres em vulnerabilidade por meio de uma parceria estratégica com instituições de credibilidade e alinhadas com a pauta dos direitos das mulheres. "Para 2023 estamos prospectando recursos para atender 3.300 mulheres, com acolhimento, capacitações e entrega de kits para empreender, compostos por equipamentos e insumos básicos para as mulheres abrirem um pequeno negócio".

 

Segundo Isabelle Figueiredo, o propósito do Força Mulher converge com um dos objetivos do trabalho realizado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher. “O que assegura oportunidade de inclusão social e econômica às mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo”, aposta.

 

A parceria tem como objetivo unir os esforços entre as instituições para ampliar o atendimento do Projeto Sebrae Força Mulher para as mulheres atendidas pelo Ministério Público. A intenção é atuar no desenvolvimento de políticas de proteção da mulher e em matérias relacionadas ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar.

 

Os termos da parceria foram negociados e em breve as instituições assinarão o acordo de cooperação técnica e iniciarão os atendimentos em união de esforços. “Nosso foco é resgatar a dignidade das mulheres e a promoção de meios para que elas alcancem o protagonismo econômico na sociedade”, reforça o superintendente.

 

Força Mulher

 

O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento aos participantes do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto vem se aprimorando e conquistando várias parcerias estratégicas, possibilitando ampliar os atendimentos e potencializar os resultados da iniciativa.

 

O Força Mulher contempla a fase do acolhimento e capacitação, no qual o atendimento é composto por palestras, cursos de gestão de um pequeno negócios e oficinas sócio - profissionalizantes nos eixos: Mulher é Arte (corte e costura e patch work - customização), Mulher em Ação: serviços de refrigeração e construção civil, Lucrando com o Sabor (oficinas de gastronomia para eventos, bares e lanchonetes) e Beleza (Cabelos, unhas e cuidados com a pele). 

 

Após a formatura das mulheres e entrega dos kits para empreender, o Sebrae Tocantins, por meio de consultoria especializada, apoia e estimula o acesso ao mercado, articulando espaços no município para as mulheres atenderem e prestarem seus serviços, além de receberem um treinamento especial nas mídias sociais.

Comentários (0)