Sebrae prepara capacitações e palestras para 7ª edição da Agrosudeste

A maior Feira Agrotecnológica do sudeste do Tocantins começa nesta quarta-feira, 12, em Almas, com a estimativa de movimentar R$ 20 milhões durante os quatro dias de evento.

Crédito: Divulgação

Com o tema Sustentabilidade no Campo, a Agrosudeste, maior Feira Agrotecnológica do sudeste do Tocantins, será realizada nesta quarta-feira, 12, no Colégio Agropecuário de Almas, cidade localizada a 296 km de Palmas. O evento, que ocorrerá até o próximo sábado, 15, estima reunir aproximadamente 10 mil pessoas, entre parceiros, produtores rurais, expositores, autoridades políticas e sociedade em geral.

 

O Sebrae Tocantins marca presença no evento preparando vitrines, palestras e capacitações idealizadas para o produtor rural pensar inovações que potencializem a pecuária, piscicultura, fruticultura e a horticultura presentes na região.

 

Segundo Antônio Curcino, gerente do Sebrae, no próximo sábado, 15, durante a AgroSudeste, ocorrerá o dia de campo da Bovinocultura, na Area do Conhecimento. Na ocasião, os participantes poderão conferir a palestra “Pecuária Lucrativa - Tendências e Perspectivas”, ministrada pelo zootecnista Fernando Scotta. O evento contará também com stands do Sebrae e aulas shows voltadas para a vila gastronômica.

 

“O Sebrae realizou uma série de cursos voltados para a produção e as boas práticas de manipulação dos alimentos, para os produtores que participarão da Vila Gastronômica. E durante a feira, as aulas shows também irão abordar temas relacionados à gestão de produção e a melhoria na qualidade da produção e apresentação dos pratos. Essas aulas serão ministradas pela chefe Rosa Fogo”, pontua o gerente.

 

Antônio Curcino enfatiza ainda que a programação, pensada para os produtores participantes da Vila gastronômica, é baseada na Agricultura Familiar. “A feira tem o objetivo de fomentar e fortalecer a gastronomia local”, destaca.

 

De acordo com o presidente da Agrosudeste e da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, a programação contará com palestras e atendimentos realizados pelos parceiros para os produtores rurais, além dos dias de campo com temáticas voltadas para a pecuária, piscicultura, fruticultura e horticultura.

 

“Também teremos shows, apresentações culturais, exposição de maquinários e cavalgada. A meta é movimentar R$ 20 milhões com a Agrosudeste”, finaliza.

 

Agrosudeste é uma realização da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, em parceria com o Sebrae Tocantins, Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (AMETO); a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Governo Estadual, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agencia de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); as Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura e Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes.

 

Programação:

 

- Feira de touros;

- Exposições de pequenos animais;

- Vitrine da pecuária;

- Exposições de máquinas e equipamentos agrícolas;

- Feira da agricultura familiar;

- Amostra do turismo regional;

- Apresentações culturais (canto e dança);

- Capacitações e atendimentos do Sebrae;

- Ciclos de palestras;

- Oficina de meliponicultura;

- Atendimento governamental pelas secretarias de Estado

Comentários (0)