Secretaria da Saúde realiza visitas técnicas de monitoramento das ações de vigilância

Neste mês de abril, as visitas ocorrem em Porto Nacional e Paraíso do Tocantins

Crédito: Divulgação/SES-TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) fará visitas técnicas nas unidades hospitalares conveniadas e geridas pela pasta, nos dois Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde  (CIEVS) que compõem a rede Estadual e nas Vigilâncias Epidemiológicas das Secretarias Municipais de Saúde de nove municípios. O objetivo da visita é o monitoramento das ações de vigilância.

 

As visitas técnicas são coordenadas pelas áreas estratégicas do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da coordenação da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Reveh) e da Unidade de Resposta Rápida (URR). Nos dias 24 e 25, os técnicos da SES-TO estiveram no  Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) e na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional. Nesta terça-feira, 30, a visita será realizada no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT).

 

 "As visitas técnicas aos Núcleos Hospitalares de Epidemiologias (NHE) são importantes, pois atuamos em duas vertentes, uma com o monitoramento que é executado com o objetivo de  verificar a rotina do serviço e a outra é a avaliação onde ampliamos a compreensão das ações executadas e verificamos se as recomendações realizadas no ano anterior surtiram o efeito no processo de trabalho", explicou a coordenadora Reveh, Patricia Moreira.

 

Caroline Oliveira, responsável técnica do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRPN, ressaltou a importância da assessoria técnica aos Núcleos de Vigilância, enfatizando como essa interação proporciona uma oportunidade valiosa para identificar limitações, enfrentar desafios e aprimorar continuamente o trabalho realizado. Ela destacou também que o feedback recebido em comparação com o ano anterior contribui significativamente para o aperfeiçoamento do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.

 

A rede de vigilância

A Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar é composta por 14 Núcleos Hospitalar de Epidemiologia (NHE) estratégicos, em nove municípios do Estado. Os NHEs estão dentro de 11 (onze) Hospitais de Referência Estadual, um filantrópico, um hospital escola da Universidade Federal do Tocantins e um municipal de Araguaína. A assessoria técnica tem o objetivo de alinhar os processos de trabalho, para operacionalizar a vigilância epidemiológica, intra e extra hospitalar, na detecção e investigação das doenças de notificação compulsória conforme as portarias vigentes que são atendidas nas unidades e ainda monitorar e responder imediatamente situações específicas que possam ser potenciais emergências de saúde pública.

 

Comentários (0)