Secretaria da Saúde reativa comitê de aleitamento materno

Grupo interinstitucional vai fortalecer políticas públicas de amamentação no estado, com foco na primeira infância

Crédito: Ananda Santos/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira, 6, que o Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Tocantins (Ceam-TO) foi reativado. Segundo a pasta, o foco é fortalecer as ações de cuidado com a primeira infância. Na oportunidade, foram discutidas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de estratégias interinstitucionais para avançar em políticas públicas. 

 

“O objetivo da reativação é fortalecer a rede de apoio à amamentação, contribuindo diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde da criança no Estado, em especial na redução da mortalidade infantil. Com a reativação, o Tocantins reforça seu compromisso com a primeira infância, promovendo ações efetivas que qualificam o cuidado prestado à mãe e ao bebê, fortalecem a atenção primária e impactam diretamente na saúde infantil”, relatou a enfermeira da Área da Saúde da Criança da SES-TO, Elizeth Mendes.

 

Segundo a enfermeira e obstetra da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus), Liana Barcelar, “o comitê é uma instância muito importante porque é onde várias pessoas de diferentes espaços se unem para apoiar, proteger e monitorar o aleitamento materno, que é uma das principais estratégias de redução da mortalidade infantil. O aleitamento materno reduz a mortalidade infantil em 13%. O Comitê ativado é uma forma de preservar a vida dessas crianças e ter esse ele sendo reativado neste mês de agosto dourado é muito simbólico e importante para o estado do Tocantins e para todas as crianças”. 

 

"É preciso que o aleitamento materno continue sendo prioridade para o nosso Estado, por isso nós precisamos monitorar e avaliar as ações que estão feitas nas macrorregiões, trabalhar as ações de aleitamento materno em todo o ano, devemos nos programar. Precisamos saber se as mães de todo o Tocantins, depois que ganham o bebê estão conseguindo amamentar, elas precisam receber todo o apoio para se sentirem preparadas ao amamentar o bebê”, disse a nutricionista e coordenadora da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins, Walkíria Pinheiro. 

 

O Comitê

O Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Tocantins (Ceam-TO) foi instituído pela Portaria Sesau/Gabsec Nº 1.501, em 11 de dezembro de 2013, considerando que o incentivo ao aleitamento materno é uma ação estratégica adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) na promoção da alimentação saudável, redução da mortalidade e morbidade infantil, melhor crescimento e desenvolvimento e melhora da qualidade de vida da criança.

 

O Ceam é interinstitucional e multiprofissional, tem caráter técnico-científico, educativo, ético, normativo, informativo e de assessoria. Ele visa subsidiar as políticas públicas e ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Estado do Tocantins. 

 

É composto por representantes da SES-TO; da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas; Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano; Pastoral da Criança; Sociedade Tocantinense de Pediatria; Sociedade Tocantinense de Ginecologia e Obstetrícia; Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras; Conselho Regional de Nutricionistas; Universidade Federal do Tocantins; Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social; Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Comentários (0)