Secretaria de Saúde estima ter investido R$ 1,3 milhão em medicamentos só este ano

Em anuncio realizado na manhã desta quarta-feira, a pasta ressaltou a aquisição de medicamentos de alto custo; saiba como ter acesso às medicações

Tocantins conta com quatro centros da Assistência Farmacêutica do Estado
Descrição: Tocantins conta com quatro centros da Assistência Farmacêutica do Estado Crédito: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) anunciou na manhã desta terça-feira, 17, o valor total de investimento em medicamentos insumos para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SAL) no Estado e, de acordo com a pasta, de janeiro a setembro deste ano já foram investidos R$ 1.376.204,66.

 

Para a aquisição de um medicamento, a somatropina, hormônio de alto custo distribuído pela Assistência Farmacêutica Estadual, foram investidos mais de R$ 300 mil em setembro, exemplificou a SES-TO.

 

“Muitos pacientes no Estado dependem da somatropina, conhecido como o hormônio do crescimento, que é um medicamento de alto custo, por exemplo. Nós sabemos e acompanhamos esta necessidade, por isso não temos medido esforços para que este remédio não venha a faltar na Assistência Farmacêutica como os demais medicamentos para transplantados e outras patologias”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Renato Jaime.

 

Acesso aos medicamentos

 

No Tocantins, a distribuição de medicamento de alto custo é realizada pela Diretoria de Assistência Farmacêutica, no Componente Especializado (CEAF). O processo de solicitação dos medicamentos que constam no elenco estadual é feito pelo paciente ou pelo seu responsável nos Núcleos Regionais de Assistência Farmacêutica de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi.

 

“O primeiro passo será levar o receituário do medicamento prescrito até uma das unidades da assistência. Ao apresentar o receituário, o paciente será orientado quanto à documentação e exames que serão necessários para que possa receber o medicamento”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica, Yara Coelho.

 

Após o cadastro, o processo é logo avaliado e, em caso de deferimento, é encaminhado para o agendamento da primeira dispensação, onde o paciente/responsável receberá a orientação farmacêutica.

 

Uma das beneficiadas pela entrega dos medicamentos de alto custo da Assistência, Andrea Maria Pereira de Almeida ressaltou o profissionalismo encontrado no local, ela recebe do Estado o medicamento Isotretinoína. “Você vem buscar o medicamento e recebe toda a orientação necessária para a utilização, sabendo como e a melhor forma de utilização você obter todos os benefícios do medicamento”.

 

Medicamentos de Alto Custo

 

Os medicamentos que constituem as linhas de cuidado para as doenças contempladas no componente de alto custo estão divididos em três grupos com características, responsabilidades e formas de organização distintas.

 

O Grupo 1 é aquele cujo financiamento está sob a responsabilidade exclusiva da União. O Grupo 2 é constituído por medicamentos, cuja responsabilidade pelo financiamento é da Secretaria de Estado da Saúde, e o Grupo 3 é constituído por medicamentos cuja responsabilidade é tripartite, sendo a aquisição e dispensação de responsabilidade dos municípios.

 

Independente do grupo, o fornecimento de medicamentos padronizados deve obedecer aos critérios de diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento, acompanhamento e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Confira os endereços da Assistência Farmacêutica no Estado:

 

Palmas

Endereço: Quadra 104 Norte, Avenida LO-04, conjunto 04, lote 46, Centro, Cep 77.006-032
Fone: (63) 3218 3200

 

Araguaína

Endereço: Av. Adevaldo de Moraes, esquina com Av. Filafélfia - Setor Rodoviário - Casa de Apoio Glória Moraes
Fone: (63) 3411-2971

 

Gurupi

Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitschek, Quadra 25, lote 11, nº 1353 
Fone: (63) 3351 1460

 

Porto Nacional

Endereço: Pronto Atendimento do Hospital Regional de Porto Nacional
Fone: (63) 3363 8438

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