Secretário Adão Francisco visita estandes na companhia de alunos da rede pública

Os estudantes fizeram parte das caravanas de alunos que vieram da Diretoria Regional de Porto Nacional para participarem da Gincana Literária, realizada no Espaço Jovem.

Secretário visita estandes do Salão do Livro
Descrição: Secretário visita estandes do Salão do Livro Crédito: Ascom/Seduc

O secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, visitou os estantes do Pavilhão dos Livros na companhia dos estudantes Kaio Samuel, de 12 anos, e de Hallisson Lucas, 13 anos, ambos da 7ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Jonas Pereira Lima, de Brejinho de Nazaré. O secretário conversou com os alunos, presenteou-os com livros e disse para eles priorizarem a leitura. “Recomendo que leiam e releiam os textos”, disse Adão Francisco.

 

Os estudantes fizeram parte das caravanas de alunos que vieram da Diretoria Regional de Porto Nacional para participarem da Gincana Literária, realizada no Espaço Jovem.

 

Na ocasião, o secretário foi presenteado pela Editora Expressão Popular e pela Fundação Perseu Abramo com vários livros sobre educação do campo, Pedagogia e sobre o Brasil. “É uma forma de incentivar a leitura e de expressar a gratidão pelo esforço de se realizar o Salão do Livro”, revelou Carlos Bellé, representante da Editora Expressão Popular.

 

O secretário também visitou o Café Literário e outros espaços do 9º Salão do Livro, que está sendo realizado no Parque do Povo, em Palmas, até o dia 27 de setembro, das 10 às 22h, com entrada franca.

 

Fecoarte

O secretário da Cultura, Melck Aquino, também visitou os estandes e conversou com artesãos e artesãs que levaram seu trabalho para serem expostos na 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte). O evento está acontecendo em conjunto com o 9º Salão do Livro. São 10 estandes dedicados a peças de artesanato vindas de norte a sul do Estado. Cerca de 20 associações participam do evento, com produtos feitos com cristais, capim dourado, biojóias, babaçu, madeira, bordados, cerâmica, tecelagem, palha, fibra de buriti, pedras semipreciosas, artesanato indígena, além de comidas e bebidas artesanais, como os licores e o famoso amor perfeito.

 

Para o secretário, a diversidade de trabalhos com diferentes materiais é motivo de orgulho para o Estado e reforça a capacidade dos tocantinenses em produzirem arte e cultura. "O artesanato tocantinense é riquíssimo e tem passado por aperfeiçoamento técnico nos últimos anos com uma ajuda indispensável do Sebrae. São trabalhos de uma Economia Criativa que gera renda para quem faz", afirma.

 

(Com informações da Seduc e Secult)

Comentários (0)