O Secretário da Segurança Pública José Eliú de Andrada Jurubeba e o Comandante da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Luiz Cláudio Benício, serão convidados a dar explicações na Câmara Municipal de Araguaína sobre a onda de violência registrada na cidade desde o final de abril e que já provocou a morte de 12 pessoas nos últimos 30 dias.
A proposta foi apresentada pelo vereador Soldado Alcivan José Rodrigues e aprovado pelo plenário. “A segurança pública em Araguaína está um caos e queremos ouvir tanto do secretário da Segurança Pública como do Comandante da Polícia Militar qual é o plano de segurança para trazer mais tranquilidade para a população”, afirmou o vereador ao Portal T1 Notícias.
De acordo com Alcivan, as medidas anunciadas recentemente pelo Governo do Estado não vão apresentar resultados. “As polícias civil e militar estão com pouca estrutura para trabalhar, poucas viaturas e pouco efetivo”, argumentou o vereador.
Para Alcivan a troca da cúpula da Segurança Pública não resolve o problema. “Isto demonstra o destempero do governo do Estado. Não adianta trocar secretário. É preciso investir em mais efetivo e estrutura”, afirmou.
O vereador denuncia também que, na central 190 da Polícia Militar, operadores são obrigados a selecionar qual é a chamada mais urgente para atender. Tudo isso porque não tem como atender a todos os chamados”, destacou.
Alcivan argumenta também que “Araguaína, por ser uma cidade polo da região, tem uma população flutuante muito grande e precisa de uma maior atenção das autoridades de segurança. A população está acuada e com medo de sair às ruas. É preciso uma resposta urgente”, afirmou.
Á disposição
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Benício, afirmou ao T1 Notícias que assim que receber o convite vai comparecer para falar com os vereadoers e com a população de Araguaína. "Estou a disposição para falar com os vereadores a respeito do nosso trabalho. Nossa melhor equipe está atuando em Araguaína no combate à violência naquela cidade", afirmou.
Benício informou também que está havendo a troca do comando local da Polícia Militar. "O Batalhão será comandado por um Major que vem com toda disposição. Precisamos lançar mão de todos os recursos que temos, com criatividade. A população vai sentir nossa presença e o resultado do nosso trabalho", argumentou o Comandante.
Comentários (0)