O Secretário de Estado da Secretária da Segurança Pública do Tocantins, Eliu de Andrada Jurubeba, participou nos dias 03 e 04 de junho, da reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, (Consesp), que foi realizada em Belo Horizonte – MG.
No encontro ficou decidido que os secretários de Segurança Pública de todo país levarão ao Congresso Nacional um pedido de aumento de pena e tipificação do crime de explosões a caixas eletrônicos e de maior controle do uso e da circulação de explosivos.
Essa foi uma das deliberações da 50ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). Durante o encontro, também foi determinado o envio de uma solicitação ao Ministério da Justiça para que a Polícia Rodoviária Federal reforce a fiscalização nas estradas brasileiras, ativando, por exemplo, postos atualmente sem funcionamento.
O Presidente Secretário do Consesp e também Secretário de Estado de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Salles Damázio, ressaltou, no encontro, que as ações envolvendo a segurança pública devem ocorrer de modo uniforme, associando órgãos das esferas municipal, estadual e federal. “O papel do Colégio é justamente articular e fomentar a integração entre as instituições, chamando a responsabilidade de cada uma delas na prevenção e na repressão à criminalidade”, destaca.
Programação
Enfrentamento ao crime organizado, furto e roubo a agências bancárias, prevenção e repressão ao tráfico de drogas, reforço de segurança em áreas de divisas, inteligência e integração de bancos de dados foram outros temas abordados durante a reunião. Também participaram do evento representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco do Brasil e da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
As reuniões do Consesp são realizadas, no mínimo, quatro vezes ao ano. Entre as principais competências, destacam-se o apoio e a promoção de estudos e pesquisas sobre assuntos e temas de interessa para a área de Segurança Pública e o desenvolvimento de meios que permitam dinamizar as ações das Secretarias em suas missões institucionais.
Comentários (0)