Secretários vistoriam obras do Salão do Livro e apontam valorização da educação

Os secretários da Educação, Cultura e Comunicação vistoriaram as obras do Salão do Livro 2015, no Parque do Povo, em Palmas, e apontaram valorização da Cultura e Educação do Tocantins.

Obras estão em fase de conclusão
Descrição: Obras estão em fase de conclusão Crédito: Elias Oliveira

Faltando quatro dias para a abertura do 9º Salão do Livro e da 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte) os secretários de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, da Cultura, Melck Aquino, e da Comunicação, Rogério Silva, realizaram nesta terça-feira, 15, uma visita técnica à estrutura que abrigará os dois eventos, simultaneamente, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, de 19 a 27 de setembro.

 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, os ajustes finais devem ser feitos ainda na sexta-feira, 18. “Os operários estão trabalhando de forma intensa e, pelo que vimos aqui hoje, temos absoluta certeza de que, no mais tardar sexta-feira, estaremos com toda a estrutura finalizada e o espaço preparado para receber o público de todo o Tocantins e de outros estados, com uma programação diversificada, com mais de 80 estandes de livros, e espaços que valorizam e trazem para a população o acesso à leitura e à cultura gratuitamente”, explicou.

 

O secretário da Cultura, Melck Aquino frisou a relevância dos eventos para o estado. “Essa análise nos permite visualizar o que estava projetado se tornando real. É um projeto ousado que vai enriquecer o público tocantinense do ponto de vista educacional e cultural, com o objetivo de sempre fazer com que o Estado cresça e seja reconhecido por essas iniciativas. Com certeza o Salão do Livro e a Fecoarte 2015 ficarão para a história do Tocantins”, relatou.

 

Durante o percurso, o secretário da Comunicação, Rogério Silva, lembrou que a realização do Salão do Livro em 2015 foi um compromisso do governador Marcelo Miranda que está sendo cumprido. “A volta do Salão do Livro foi uma promessa do governador e acreditamos que, com a convergência de esforços de todas as pastas, o Salão do Livro será um evento de muito sucesso”, destacou.

 

Estrutura

A estrutura contará com uma área de 2.173,50 m², compostos por dois pavilhões para livros, espaço jovem, espaço criança, café literário, dois auditórios, praça de alimentação, palco para shows nacionais e regionais. Nos pavilhões dos livros serão 71 estandes de obras didáticas, literárias, técnicas e dos mais diversos gêneros. No pavilhão infantil serão 12 estandes exclusivos para obras destinadas a esse público. Para a Fecoarte será criada uma cidade cenográfica neocolonial remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias.

 

Em 2015, com a redução nos gastos com a estrutura do Salão do Livro, a intenção do Governo de Estado é fazer uma economia de mais de 60%. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 4,7 milhões.

Comentários (0)