Foi disponibilizado pela Secretaria da Cultura (Secult) o Formulário de Escuta Pública Cultural para 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). Os interessados têm até o dia 10 de junho para se inscrever. Podem participar representantes de todas as áreas culturais contempladas na Lei Estadual nº 3.252, de 31 de julho de 2017 – que dispõe sobre o Sistema de Cultura no Tocantins – e na própria Pnab (lei nº 14.399/2022).
O formulário, construído com perguntas objetivas, é uma das ferramentas adotadas para garantir a participação popular na construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR), que agora passa a ser plurianual.
Após a etapa de análise, as informações coletadas serão sistematizadas e divulgadas publicamente, respeitando a confidencialidade dos dados pessoais fornecidos, como nome, CPF e/ou CNPJ.
Segundo o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antonio Miranda dos Santos, “a escuta pública é uma ferramenta essencial para garantir que os recursos da Política Nacional Aldir Blanc sejam aplicados de forma democrática e eficiente. Ao ouvir os fazedores de cultura, conseguimos planejar ações mais alinhadas com a realidade e as necessidades de cada território”.
A Secult reforça a importância da participação de todos os envolvidos com a cultura no Tocantins para garantir que os recursos da Pnab sejam aplicados de forma democrática, transparente e eficiente.
O link para preenchimento do formulário está disponível aqui.
Sobre o recurso
A iniciativa atende ao disposto no Art. 9º da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, e tem como objetivo ampliar o diálogo com os fazedores de arte e cultura do estado, para ouvir suas demandas e sugestões quanto à execução dos recursos previstos pela Pnab. O Tocantins receberá um total de R$ 55.287.846,08, que será repassado em quatro parcelas de R$ 13,8 milhões.
Comentários (0)