A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo a “Formação em Letramento Racial” para formadores que fazem parte do programa Alfabetiza Mais Tocantins. A qualificação é realizada juntamente com a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), projeto criado pela Associação Bem Comum (ABC) e a Mahin Consultoria Antirracista. O evento teve início nesta segunda-feira, 09, e segue com a programação até quinta-feira,12, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
A formação busca aprofundar o conhecimento sobre as desigualdades raciais no Brasil e estimular a reflexão sobre o papel que cada pessoa pode ocupar na luta antirracista. Durante os encontros serão abordados temas como: “Racismo Estrutural: Uma Perspectiva Histórica em Quatro Partes”; “Notícias do Passado: Como Elas Moldam Nosso Olhar Hoje”; “Notícias do Presente: a Desigualdade Racial em Números”.
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, destaca a importância dessa formação para a educação do Tocantins. “Essa trilha formativa trata da equidade racial, desse letramento, que para além da implementação da Lei nº 10.639 dentro dos nossos currículos, é a prática dos nossos professores nas escolas. Trabalhar essa temática se faz necessário, tendo em vista que a escola é um ambiente que precisa ser inclusivo e acolhedor para construir um espaço seguro para os estudantes”, destacou.
A diretora de Políticas Educacionais e Coordenadora Estadual do programa Alfabetiza Mais Tocantins, Francinete Ribeiro, enfatiza a necessidade de tratar o tema nas escolas e a importância dos formadores no papel multiplicar a informação em todo território tocantinense. “Essa é mais uma ação do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, que está fechando esse momento formativo com chave de ouro. São quatro dias de formação sobre letramento racial, para que todos os formadores adquiram aprendizagem, conhecimento, e sejam multiplicadores trabalhando na construção da educação antirracista”, completou.
Para a formadora da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colinas, Helena Souza, debater sobre uma educação antirracista no Tocantins é essencial. “Estou na formação como mulher preta que sou e afirmo que a importância disso tudo é extraordinária. Levar para os nossos professores e alunos essa discussão, o valor que as pessoas têm, a igualdade que precisa acontecer entre as pessoas é de extrema importância para que tenhamos um país, uma cidade, um Tocantins melhor”.
Segundo a formadora da SRE de Pedro Afonso, Rosário Oliveira, “falar sobre educação antirracista vai muito além de tudo aquilo que nós aprendemos nos livros, vai de encontro com as transformações que a nossa sociedade vem passando. Como formadora e professora, me sinto honrada e agraciada em poder aprender um pouco mais sobre esse assunto, para que eu possa levar, principalmente, para os estudantes em sala de aula”, pontuou.
Alfabetiza Mais Tocantins
O Alfabetiza Mais Tocantins tem como objetivo garantir o direito à alfabetização de todas as crianças das escolas públicas do estado até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, em regime de colaboração entre governo federal, estadual e municipal.
Comentários (0)