SEET ressalta importância da criação da Federação dos Profissionais da Enfermagem

SEET ressalta que assembleia de criação da Federação Brasileira dos Profissionais da Enfermagem era aberta a dirigentes de entidades sindicais fundadores e ao final signatários

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (SEET)  vem a público esclarecer a todos os profissionais de enfermagem filiados ou não à entidade que na manhã desta terça-feira, 24, o SEET sediou uma assembleia de criação da Federação Brasileira  dos Profissionais da Enfermagem (FEBRAPEN).

 

A federação é uma entidade sindical de segundo grau que reúnem membros de um determinado seguimento social e/ou categoria, com o objetivo de defender em âmbito nacional os interesses de seus representados. Conforme previsto na CLT, art. 534, para criação de uma federação sindical é necessário a composição de 5 sindicatos da categoria a ser representada.

 

Sendo assim o SEET é uma das entidades que compõem a FEBRAPEN, sendo as demais, a SINDATE-DF - Sindicato dos  Auxiliares e Técnicos em enfermagem do Distrito Federal, SINDERON - Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia, SINPEN-MT, Sindicato dos Profissionais de enfermagem do Mato Grosso, SPATE-AC, Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiro do Estado do Acre.

 

Neste sentido o SEET esclarece que a assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 24, era aberta a dirigentes de entidades sindicais fundadores e ao final signatários, Sindicatos de Profissionais de Enfermagem que tenham na sua base representativa auxiliares e técnicos em enfermagem, Sindicatos de Auxiliares de Enfermagem, Sindicatos de Técnicos de Enfermagem e Sindicatos de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, nos termos da legislação vigente.

 

Entendemos que a criação desta federação é de suma importância para os profissionais de enfermagem, porque hoje não temos nenhuma entidade sindical a nível nacional que represente os interesses de todos os profissionais de enfermagem em sua três categorias, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

 

Entendemos ainda, que este instrumento será um forte aliado para pleitearmos diversas demandas da categoria em âmbito nacional, como por exemplo,  a redução da carga horária para 30 horas e o piso nacional da enfermagem, ambos os projetos já estão a mais de 10 anos na Câmara Federal e não consegue ser votado por falta de entidades que representem os interesses dos profissionais como um todo.

 

CLAUDEAN PEREIRA LIMA

Presidente do SEET

Comentários (0)