Sefaz inicia pesquisa que vai identificar satisfação de contribuintes no TO

Com o objetivo de mensurar o grau de satisfação dos usuários, a Sefaz iniciou nesta segunda a aplicação de uma pesquisa que vai apontar os pontos fortes e fracos do atendimento ao contribuinte.

Secretário lança pesquisa
Descrição: Secretário lança pesquisa Crédito: T1 Notícias

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) iniciou nesta segunda-feira, 17, a aplicação de uma pesquisa que visa compreender o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela Fazenda Estadual. A pesquisa faz parte do Projeto de Modernização Fiscal do Estado do Tocantins (Profisco) que segundo o secretário titular da Sefaz, Paulo Afonso Teixeira, vai investir um montante de R$ 100 milhões em capacitação de pessoas, aquisição de equipamentos de informática e melhoria no atendimento da administração tributária.

 

“A Secretaria da Fazenda está em um processo de desenvolvimento e modernização e nós precisamos através desta pesquisa de satisfação junto aos contribuintes, medir em que grau estamos em relação ao nosso contribuinte, sei que temos problemas, mas é a partir daqui que vamos trabalhar no melhoramento do nosso atendimento”, explicou Paulo Afonso.

 

De acordo com o secretário, com a realização da pesquisa o governo vai ter condições de mensurar quais os pontos fortes e fracos do atendimento ao contribuinte, sendo que nesta primeira etapa o objetivo é espelhar uma realidade passada para que em uma segunda pesquisa, que será aplicada, mensurar as melhorias alcançadas.

 

“A pesquisa é um marco no início dessa nova metodologia de trabalho visando a melhoria no atendimento”, disse Paulo Afonso ao lembrar que o trabalho vai ser realizado em todo Estado. A pesquisa começa a ser aplicada nesta segunda em Palmas e Araguaína e gradativamente vai alcançar os contribuintes de todo o estado.

 

Sobre a metodologia de trabalho, o secretário informou que os contribuintes vão ser procurados para responder os questionários que estendem-se a todos os tipos de comunicação utilizados pela Sefaz e ainda se quiserem responder espontaneamente também podem acessar o site da secretaria.

 

Conforme informou o responsável pela empresa que vai desenvolver o trabalho, Vivaldo Ribeiro, os contribuinte serão procurados em suas casas, através do 0800 da Sefaz e ainda aqueles que se dirigem ao balcão de atendimento.

 

“O instituto está averiguando o grau de satisfação do usuário do serviço e vejo que é uma oportunidade do contribuinte manifestar o seu grau de satisfação ou insatisfação”, ressaltou Vivaldo ao informar que o propósito é levantar as possíveis deficiências que possam existir e apresentar de forma tabulada para a secretaria.

 

A pesquisa está formatada com base em seis dimensões a serem avaliadas: acesso à informação, trato recebido, tangibilidade e visibilidade, capacidade de processamento do serviço e gestão dos sistemas informáticos.

Comentários (0)