Segunda fase da campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

A vacinação ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro para animais de 0 a 24 meses de idade. Com a vacinação, o Tocantins está há 23 anos livre da doença.

A vacinação e a declaração do ato são obrigatórias.
Descrição: A vacinação e a declaração do ato são obrigatórias. Crédito: Delfino Miranda

A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa especificamente para bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade, começa no dia 1º de e segue até o dia 30 de novembro.  A expectativa é vacinar 4 milhões de animais, dos mais de 8,8 milhões existentes. Com a vacinação, o Tocantins está há 23 anos livre da doença.

 

Após comprar a vacina em loja licenciada, o pecuarista terá até o dia 31 de dezembro para comprovar que vacinou. Para isso, basta levar a nota fiscal e a carta-aviso preenchida na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do seu município. Devido aos cuidados de prevenção à Covid-19, é necessário agendar o atendimento para evitar aglomerações. Mais informações estão no site da Adapec.

 

"O Estado caminha para retirada da vacinação, mas até lá é preciso continuar cumprindo a obrigação de vacinar o rebanho para conseguirmos esse avanço tão almejado pela cadeia produtiva", avalia o presidente da Agência, Alberto Mendes da Rocha.

 

Multas

 

A multa para quem deixar de vacinar o gado é de R$ 5,32 por animal e R$ 127, 69 por propriedade não declarada, além de outras sanções. Qualquer dúvida, basta ligar no 0 800 63 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. 

 

Índice vacinal

 

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, foram vacinados 8.670.975 bovídeos, perfazendo um percentual de 98,71%. O total de animais teve um aumento de 3,64% em relação à última etapa de vacinação contra aftosa ocorrida em novembro de 2019, passando de 8.493.825 para 8.803.708 animais.

Comentários (0)