Dezenas de produtores que participam do projeto de irrigação São João, em Porto Nacional, estão descontentes com o Governo do Estado em função da falta de água para irrigar suas lavouras. De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais do São João, Lázaro Dias Cardoso, faz mais de quatro dias que as lavouras não são irrigadas porque o Governo não pagou os funcionários que operacionalizam as bombas que distribuem água para as lavouras.
O presidente informou ao Portal T1 Notícias que os prejuízos ainda estão sendo calculados e crescem a cada dia sem irrigação. “Tem um produtor associado que já perdeu mais de 50 mil pés de alface porque os funcionários pararam de operar as bombas”, informou.
De acordo com Lázaro, os funcionários são pagos pela Secretaria da Agricultura, que deixou de efetuar o pagamento faz quatro meses. “Nós mesmos fizemos a compra de comida para eles continuarem trabalhando. Mas chegou a um ponto que os funcionários não puderam mais continuar e paralisaram o trabalho”, argumentou.
O presidente da Associação ainda afirmou que além das hortaliças, os agricultores estão tendo grandes prejuízos com as culturas do milho, melancia e abóbora. “São culturas que morrem se ficarem dois dias sem água e nós já estamos há quatro dias sem irrigação”, protestou.
Lázaro Cardoso informou que nesta segunda-feira, 11, os produtores estiveram numa reunião na Secretaria da Agricultura cobrando providências. “Esta é a quarta vez que os funcionários param por falta de pagamento trazendo prejuízos para os produtores. Eu mesmo tive de vender um carro para cobrir prejuízos e hoje não tenho mais condições de continuar produzindo. As promessas são boas, mas precisam ser cumpridas”, reclamou.
De acordo com Lázaro, os agricultores também tentaram falar com o secretário de Ralações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, sem sucesso.
Laudo técnico
O presidente afirmou também que nesta quarta-feira, 14, vai levar um engenheiro agrônomo até o local para fazer uma perícia para saber o total de prejuízo dos produtores. “Temos mais de 530 hectares plantados com diversas culturas e somente com uma avaliação técnica é que poderemos saber o valor exato dos prejuízos”, avaliou.
Prata
O mesmo problema vivido pelos produtores do projeto São João também é enfrentado pelos agricultores do Projeto Prata. De acordo com os produtores, desde a última quinta-feira, 7, está faltando água para irrigação e cerca de 50% a 70% a produção de hortaliças está perdida.
Seagro esclarece
O secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, explicou, através da Assessoria de imprensa da Seagro, que devido a um problema nos trâmites de repasse de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, a empresa ficou sem receber algumas parcelas mensais.
A questão, de acordo com a Seagro, já foi resolvida e o recurso está em conta e será repassado nesta quarta-feira, dia 13, à empresa. Ainda de acordo com a Seagro os funcionários receberam a ordem para retornar ao serviço normalmente na manhã desta terça, dia 12, restabelecendo o serviço de bombeamento de água imediatamente.
Atualizada às 16h48
Comentários (0)