Sem informações de 2015, Portal da Transparência do Estado passa por adequações

As informações sobre as movimentações financeiras do Estado dos primeiros meses de 2015 ainda não foram disponibilizadas no Portal da Transparência. Comissão trabalha para atualizar.

O Portal da Transparência do Estado está desatualizado desde o início de 2015. As últimas informações sobre as contas dos Poderes são datadas de dezembro de 2014 e segundo a Controladoria Geral do Estado (CGE) informou, por meio de nota, o Portal passa por uma migração de dados e adequações ao novo modelo de Plano de Contas aplicado ao Setor Público.

 

Conforme a nota, o novo modelo “é uma determinação do Governo Federal a todos os Estados”, e tem por objetivo uniformizar as práticas contábeis de forma a seguir padrões internacionais.

 

O Portal da Transparência é a principal ferramenta que garante ao cidadão participar no controle das ações do Estado e desta forma obriga o Governo a prestar contas de tudo aquilo que tem realizado.

 

As informações sobre receitas e despesas do Estado, por exemplo, são disponibilizadas por meio do Portal e sem a atualização, a sociedade não tem o acesso, garantido por lei, às informações do que o Governo está tendo de receita e de que forma os gastos estão sendo feitos.

 

As informações da CGE dão conta que “para atualização do Portal da Transparência quanto ao acesso à informação estabelecida pela Lei Federal 12.527/11 e o Decreto Estadual nº 4.839/13, relativos à execução orçamentária, financeira, contábil e demais informações pertinentes às ações do Governo Estadual, um grupo de trabalho foi criado e já está empenhado em disponibilizá-las o mais breve possível. Compõem o grupo, técnicos da Controladoria Geral e da Secretaria da Fazenda”.

 

A Lei 12.527 de 2011, denominada Lei de Acesso à Informação (LAI), garante o direito fundamental de acesso à informação sendo que a publicidade é entendida como um preceito geral e o sigilo é entendido como exceção. A LAI preconiza ainda que as informações de interesse público devem ser divulgadas “independente de solicitação”.

 

Tendo em vista as adequações que estão sendo feitas no sistema, o T1 Notícias questionou como o cidadão pode ter informações sobre os três primeiros meses de gestão e a CGE informou que a solicitação pode ser feita por meio do Serviço de Acesso à Informação (SIC), no site www.ai.to.gov.br.

 

Confira a nota da PGE na íntegra:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO 03/2015

 

A Controladoria Geral do Estado (CGE) esclarece que o portal da Transparência está sem as informações referentes ao ano de 2015 devido à migração de dados e adequações ao novo modelo de Plano de Contas aplicado ao Setor Público, e também ao ajustamento das Unidades de Governo ao Plano de Contas Estadual, procedimentos estes que demandam tempo e qualificação técnica.

 

Esse novo modelo é uma determinação do Governo Federal a todos os estados da Federação, visando à uniformização das práticas contábeis e adequação aos dispositivos legais vigentes, permitindo ainda que as informações sigam padrões internacionais.

 

Para atualização do Portal da Transparência quanto ao acesso à informação estabelecida pela Lei Federal 12.527/11 e o Decreto Estadual nº 4.839/13, relativos à execução orçamentária, financeira, contábil e demais informações pertinentes às ações do Governo Estadual, um grupo de trabalho foi criado e o mesmo está empenhando em disponibilizá-las o mais breve possível. Compõem o GT técnicos da Controladoria Geral e da Secretaria da Fazenda.

 

Ressalta-se que toda adequações exigem tempo e dedicação para que as melhorias adotadas tragam os benefícios esperados.

 

Palmas, 28 de abril de 2015

 

Assessoria de Comunicação

Comentários (0)