Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notiificação (Sinan) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informam a ocorrência de 318 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito em 2022. Neste ano, de janaeiro a julho, foram registradas 250 mortes. Com o propósito de conscientizar a população tocantinense sobre as regras de trânsito para beneficiar a sociedade, a SES-TO promove a “Semana Nacional do Trânsito 2023”, que ocorre no período de 18 a 25 de setembro, com o tema “No trânsito, escolha a vida”. Com esse foco, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, pretende provocar a sensibilização de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre o cuidado com os mais vulneráveis e respeito às leis de trânsito, para diminuir o número de acidentes e óbitos no Estado.
Ainda conforme dos dados do Sinan, entre os meses de janeiro a julho de 2022 foram registrados 2.918 acidentes de trânsito no Estado. Neste ano, no mesmo período, foram registrados 2.243 acidentes. A notificação de acidentes segundo sexo no estado é de 1.671 para motoristas do sexo masculino e 572 acidentes com motoristas do sexo feminino. A faixa etária que obteve o maior número de mortes no trânsito a em 2022 é a de (20-29) anos, com 79 falecimentos. Este ano, entre janeiro a julho, a mesma faixa etária também possui o maior número, com 56 mortes por acidentes de trânsito, fazendo necessária a compreensão da população mais jovem quanto à segurança no trânsito.
“É preciso conscientizar a população sobre prevenção e a responsabilização dos condutores. Quem faz o trânsito seguro somos todos nós, estado e população, é uma mão dupla de prevenção a acidentes e fatalidades. Nós somos o trânsito. Fizemos um comunicado aos 139 municípios falando sobre a importância da saúde no trânsito e o respeito às leis de trânsito, convidando para desenvolver ações e nos apoiar nessa campanha. A nossa Gerência tem realizado ações como a expansão do Programa Vida no Trânsito, divulgação de informes epidemiológicos e articulação com demais instituições da segurança viária, para redução da mortalidade por acidente de trânsito no Tocantins”, afirmou a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da SES-TO, Hortência Farias Gomes.
Neste mês, a Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT) da SES-TO irá participar de reuniões com a Comissão Intergestores Regional (CIR), um colegiado de gestores públicos com a finalidade de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Nos encontros, com representantes da SES-TO e secretários municipais da saúde, serão inseridas na pauta, causas externas de mortalidade, que abrangem acidentes de trânsito e violência interpessoal e autoprovocada, com intuito de fomentar ações de prevenção e mortes de acidentes de trânsito. O setor também participa das discussões de ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em conjunto com o Detran.
Comentários (0)