A 16ª Semana Estadual Sobre Drogas, realizada pelo Conselho Estadual Sobre Drogas (Conesd/TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), foi encerrada nesta sexta-feira, 30, com atividade realizada pela Diretoria de Mulheres da Seciju na Casa Crer, entidade que atende mulheres dependentes químicas e alcoólicas.
A assessora jurídica da Diretoria de Mulheres da Seciju, Raimunda Leite Silva, promoveu uma roda de conversar com as mulheres atendidas pela Casa Crer e destacou que a violência sofrida por elas é fator preponderante para fazê-las buscar consolo no uso de drogas ilícitas e álcool. “Infelizmente, essas mulheres sofrem violência dentro de casa; doméstica, familiar ou de seus parceiros; e assim elas acabam buscando refúgio no álcool e nas drogas”, apontou.
A realização da Semana Estadual Sobre Drogas como o tema “Educar para Prevenir” faz parte da Política Sobre Drogas do Estado que tem quatro eixos: repressão, prevenção, tratamento e reinserção social. E, neste ano iniciou no dia 23 de novembro. Ao longo desses sete dias foram promovidas ações preventivas e educativas relacionadas ao álcool e outras drogas em 14 munícipios do Estado.
“Durante toda a semana pudemos ver a integração do Estado, sociedade e entidades não-governamentais trabalhando de forma intersetorializada para reduzir o acesso dos jovens e adultos as drogas”, comemorou o coordenador do Projeto Acolher desenvolvido pela Seciju, Mateus Eije.
Comentários (0)