Semarh empossa membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

Colegiado terá mandato até 2026 e acompanhará programa de crédito de carbono do estado

Crédito: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Foram empossados nesta quarta-feira, 29, os membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (Femc), que integram o colegiado até 2026. Na ocasião, também foi repassado a eles o andamento do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (Jredd+). Durante a reunião, foi aprovado ainda o Calendário de Reuniões Ordinárias para ano que vem.

 

Durante a agenda, secretário da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a importância do Femc como um espaço estratégico de diálogo e cooperação entre diferentes instituições e setores da sociedade. “O Fórum tem papel essencial na construção coletiva de políticas públicas que enfrentem os desafios das mudanças climáticas. É um espaço de escuta, de proposição e de fortalecimento da governança ambiental no Tocantins”, afirmou.

 

A superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, apresentou os resultados do e esclareceu dúvidas sobre o Jredd+, destacando o trabalho da ouvidoria do programa, canal aberto para promover a  transparência e a participação popular. Marli Santos reiterou ainda que todos os documentos referentes aos passos executados pelo programa, inclusive a autorização para transacionar crédito de carbono, estão disponíveis no site oficial do Jredd+. 

 

“O Jredd+ consolida o Tocantins como referência na política de redução de emissões e no uso sustentável dos recursos naturais. Nosso compromisso é garantir que cada etapa seja conduzida com transparência, responsabilidade e ampla participação social, e o Fórum tem um papel estratégico de acompanhamento e orientação das políticas ambientais no Tocantins”, destacou.

 

Fórum

O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo vinculado à Semarh. Tem como finalidade propor, acompanhar e avaliar políticas públicas relacionadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e à promoção do desenvolvimento sustentável no Tocantins. 

 

Ele é composto por representantes de órgãos governamentais do estado, instituições de pesquisa, entidades da sociedade civil e do setor produtivo, que atuam de forma integrada na formulação de estratégias e ações voltadas à preservação ambiental e à adaptação climática.

 

O representante do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pablo Vasconcelos, que tomou posse durante o evento, reiterou a importância da participação do órgão no Fórum. 

 

“O Ruraltins tem um papel fundamental nesse espaço, pois trabalha diretamente com os agricultores familiares e é o órgão oficial de assistência e extensão rural do Estado. A agricultura familiar está inserida nesse processo de forma central, e a presença do Instituto nas discussões do Fórum é essencial para fortalecer as ações e garantir que as políticas cheguem a quem está na base da produção”, disse. 


Empossados

Ao todo, foram emitidos dez termos de posse destinados aos representantes de órgãos e instituições parceiras. Foram empossados com o titular Arquimedes A. Milhomens e o suplente Cleyton Nascimento Souto( representando a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO));  Marilene Lima dos Santos e a suplente Amanda Soares Rodrigues ( Associação Tocantinense de Municípios (ATM),); Isac Braz da Cunha e a suplente Loane Ariela Silva Cavalcante (Prefeitura Municipal de Palmas); Vandré Noleto de Matos e o suplente Marcelo Gualberto Caldeira (Secretaria da Agricultura e Pecuária ); Gustavo Braz Carneiro e o suplente Fernando Afonso Nunes Filho (Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra)); Raimundo Nonato Parente Filho (Secretaria de Estado da Fazenda ); titular Saulo Vinhal da Costa ( Ministério Público Estadual ); titular Sérgio Luís de Oliveira Silva ( Secretaria de Estado da Saúde )

 

Comentários (0)