Seminário de Envelhecimento expõe panorama da saúde do idoso no Tocantins

Evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a UFT começou as atividades com uma mesa redonda na tarde desta quarta-feira, 2 e segue por toda a quinta

Mesa redonda aconteceu na tarde desta quarta-feira, 2
Descrição: Mesa redonda aconteceu na tarde desta quarta-feira, 2 Crédito: André Araújo – Governo do Tocantins

Com uma população idosa estimada em 129.900 pessoas, o Tocantins debate nos dias 02 de 03 de outubro, as políticas públicas de saúde voltadas para a pessoa idosa. O assunto é tema do Seminário Estadual de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), que começou as atividades com uma mesa redonda, na tarde desta quarta-feira, 02 e segue por toda quinta-feira, 03.

 

Durante o evento, a gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários, da Diretoria de Atenção Primária, da SES, Márcia Valéria Santana falou sobre o panorama do idoso em todo o Estado. “Temos um Estado com pouco mais de um milhão e meio de habitantes, com 8% deles idosos e sabemos que a tendência é o crescimento deste público, graças à expectativa de vida que cresce com os avanços das politicas públicas e pelo controle da fecundidade”, afirmou, acrescentando que por isso, ter profissionais que contemple os cuidados necessários com este público é fundamental.

 

Dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS) também mostram que as doenças do aparelho circulatório; as doenças do aparelho respiratório e do aparelho digestivo são as mais frenquentes nos idosos do Tocantins e são também as principais causas de óbitos nessa faixa etária.

 

Para atender esta população, o Tocantins conta com uma cobertura de 90,29% de seu território, com unidades de Estratégias da Saúde da Família e 97,66% de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O Estado possui ainda, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) em 124 municípios e em 54 deles possui academia de saúde.

 

Segundo a cirurgiã dentista da equipe de Saúde da Família em Palmas, Veruska Azevedo Veras, “a Capital possui 12.691 idosos, que correspondem a 4,62% de sua população, o que nos possibilita a realização de um trabalho antecipado na promoção de políticas públicas que acolham os futuros idosos, promovendo a autonomia e a independência deles”, enfatizou.

Comentários (0)