Serviço de travessia gratuita em Aguiarnópolis é renovado; obra de ponte chega a 50%

Serviço foi prorrogado até dezembro de 2025, mês previsto pelo Dnit para entrega da nova ponte sobre o Rio Tocantins no trecho entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA); metade da obra está pronta

Ponte deve ficar pronta em dezembro; até lá, travessia gratuita está assegurada
Descrição: Ponte deve ficar pronta em dezembro; até lá, travessia gratuita está assegurada Crédito: Foto Montagem T1 Notícias/Divulgação Governo do Tocantins/Dnit

 O Governo do Tocantins renovou o convênio que garante a gratuidade do serviço de travessia fluvial no município de Aguiarnópolis. A medida assegura a continuidade do transporte realizado pelos barqueiros até dezembro de 2025 — prazo estimado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a conclusão das obras da nova ponte Juscelino Kubitschek, que fará a ligação entre o Tocantins e o Maranhão, ao custo de R$ 171,8 milhões. No final do mês de junho, o Dnit informou que, decorridos cinco meses do início da obra, a construção está 50% pronta. 

 

 

Sobre a travessia, o Governo do Estado, recorda que a contratação emergencial do serviço gratuito foi autorizada no dia 24 de janeiro de 2025, logo após o desabamento da Ponte JK, ocorrido no dia 22 de dezembro, deixando um saldo de 14 pessoas mortas, uma com vida, e três continuam desaparecidas. 

 

 

A operação teve início no dia 27 de janeiro, com apoio da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), da Prefeitura de Aguiarnópolis, da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Corpo de Bombeiros. Desde então, o serviço tem funcionado diariamente, das 5h às 19h, assegurando o deslocamento de estudantes, trabalhadores, comerciantes e demais moradores da região

 

 

Balsas

As balsas também seguem operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), complementando as ações emergenciais de mobilidade.

 

 

Além das travessias fluviais, o Governo do Tocantins também implementou outras medidas para garantir a mobilidade e a segurança viária na região do Bico do Papagaio. Entre elas, está a reestruturação de rotas alternativas por meio de rodovias estaduais e a formalização de um Termo de Cessão de Uso ao Governo Federal, solicitando ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a manutenção das condições dessas vias provisórias.

 

 

A ATR permanece responsável pela fiscalização do serviço, garantindo a segurança, acessibilidade e regularidade da travessia até a entrega da nova ponte. A atuação da agência tem sido essencial para assegurar que a população continue contando com um transporte fluvial seguro e eficiente durante o período de reconstrução.

 

 

Segundo o governador Wanderlei Barbosa, a renovação do convênio reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a dignidade, a mobilidade e o bem-estar da população local. “Nenhum tocantinense ficará sem acesso à travessia. Estamos trabalhando com responsabilidade e urgência para entregar uma nova ponte, mas também garantindo soluções imediatas e seguras até lá”, afirmou.

 

 

O presidente da ATR, Matheus Martins, destacou que a medida reafirma o papel da agência como parceira do Governo na promoção da mobilidade pública e da segurança dos usuários. “Desde o início do ano estamos atuando junto aos barqueiros, orientando, fiscalizando e garantindo um serviço digno à população. Esta renovação é mais um passo para assegurar o direito de ir e vir até a entrega da nova estrutura”, pontuou.

 

 

Sobre a nova ponte

Até 30 de junho, a estrutura da nova ponte estava com todas as 24 fundações e os 26 pilares prontos. Em paralelo, as equipes constroem, in loco, as 45 vigas pré-moldadas que vão compor a nova Obra de Arte Especial (OAE), que religará uma das principais rodovias do país. Também estão em execução a construção de pré-lajes e das aduelas de disparo do balanço sucessivo.

 

 

O método do balanço sucessivo é uma técnica de construção utilizada para construir pontes e viadutos de grandes vãos, especialmente quando não é possível usar escoramentos convencionais apoiados no solo. Ele consiste na execução da estrutura em segmentos (aduelas) que são concretados ou pré-moldados e avançam em balanço, um após o outro, a partir de um ou mais pilares centrais.

 

 

Empreendimento

A Ponte de Estreito, que tem prazo de um ano para ser concluída, a partir da assinatura do contrato emergencial, será maior que a anterior. A nova travessia do Rio Tocantins terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

 

 

Ainda em junho, foi concluída, segundo o Dnit, a construção do segundo atracadouro para a travessia de balsa que está sendo utilizada no segmento durante a construção da nova ponte. Agora com quatro atracadouros, sendo dois em Estreito (MA) e dois em Aguiarnópolis (TO), o DNIT garante maior fluidez e agilidade no transporte entre os dois municípios.

 

 

Atualmente, estão em operação quatro balsas. Duas são destinadas a veículos leves e outras duas a veículos pesados. Com isso, o tempo de espera na fila foi reduzido de maneira significativa.

 

 

Também foi pavimentada uma segunda via de acesso ao novo atracadouro, permitindo a separação dos fluxos de veículos: um acesso exclusivo para veículos pesados e outro para veículos leves. Essa organização contribuiu para o aumento da eficiência e segurança no embarque.

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