Servidores da Saúde Estadual denunciaram ao Portal T1 Notícias atrasos nos pagamentos referentes à insalubridade e o adicional noturno de profissionais, além de desconto do Brasilcard na folha de pagamento, sendo que a empresa não está operando em razão de dívida do Governo.
Segundo uma das fontes ouvidas pelo Portal, "foi descontado dos servidores uma parcela do Brasilcard que não foi utilizada. Foi surrupiada, já que o Brasilcard é um valor à vista, não tem a prazo. Você compra neste mês e já vem o débito no mês seguinte", assegura.
Ao relatar a situação, profissionais relataram os riscos que correm diariamente em suas atividades e que o mínimo que se espera é o recebido dos direitos adquiridos como o auxílio insalubridade e o adicional noturno.
Brasilcard não recebeu
A Brasilcard, por meio de nota, informou ao T1 que "segue a espera de uma negociação com a secretaria responsável pelo contrato para que os cartões possam ser liberados, mas até o momento não recebeu uma proposta. A empresa está aberta para a negociação".
A SES-TO, ao ser questionada sobre a questão dos descontos, informou ser a Administração a pasta responsável pelo assunto. O Portal contatou a Secad, que em nota esclareceu sobre descontos. Segundo a pasta "o cartão Brasil Card é uma operação de antecipação de crédito realizada entre a empresa e o servidor. Portanto, a Secad apenas processa os descontos conforme o que é informado pela própria Brasil Card. Esclarecemos ainda que o desconto realizado da Brasil Card na folha de pagamento de Novembro, cujo crédito na conta dos servidores ocorreu no dia 26/11/2018 e 11/12/2018, são referentes às compras e pagamentos efetuados pelos mesmos entre os dias 16/10/2018 e 15/11/2018. A Secad ressalta que ainda pode haver descontos nas folhas subsequentes, caso o servidor tenha realizado parcelamentos de compras e que estes sejam informados pela empresa Brasil Card".
Sobre o pagamento de insalubridade e adicional noturno, a SES-TO negou atraso nos pagamentos. A SES-TO informa que "os pagamentos relativos a adicional noturno e adicional de insalubridade estão ocorrendo de forma regular na Folha de Pagamento, se houve algum caso de servidor que não recebeu, esse deve procurar o setor de Recursos Humanos para verificação", diz a nota.
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