Servidores da vigilância recebem espaço adequado para capacitação

O laboratório foi viabilizado por meio da articulação da Ses com o Ministério da saúde

Laboratório é entregue nesta terça
Descrição: Laboratório é entregue nesta terça Crédito: Divulgação/Governo do Tocantins

“Esse espaço é o coração da vigilância epidemiológica, porque aumenta nossa capacidade de atualizar os servidores e com isso garantir dados de qualidades para que haja uma saúde melhor e direcionada às necessidades de cada região e município”. Assim a superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, Luciana Ferreira Marques definiu o laboratório de informática entregue na tarde desta terça-feira, 10, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que será utilizado para capacitação de servidores que trabalham diretamente com alimentação de dados da vigilância, nos 139 municípios do Tocantins. O espaço entregue conta com 30 computadores, 30 mesas, 30 cadeiras e um data-show.

 

O laboratório foi viabilizado por meio da articulação da Ses com o Ministério da saúde e receberá servidores da vigilância dos municípios que sempre são atualizados sobre as mudanças no sistema de informação para saber como alimentar estes sistemas. Constantemente são realizadas capacitações com este intuito, somente em 2017, foram mais de 600 servidores habilitados.

 

“É imprescindível que tenhamos informações de qualidade para agirmos com ações de prevenção e promoção de saúde”, destacou Luciana, acrescentando que “antes tínhamos um laboratório menor com apenas 15 computadores e isso dificultava o trabalho porque nem sempre cabia todo mundo no espaço”.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir o espaço atual vai permitir a capacitação simultânea de vários servidores, sem improvisação de locais. “O Ministério da Saúde disponibiliza para todos informações sobre óbitos, nascimentos e doenças e estes dados são alimentados pelas vigilâncias dos municípios. Com espaços como este, os servidores do Tocantins estarão melhor capacitados para preencher o sistema de forma correta e eficaz, contribuindo assim para uma saúde melhor a todos os brasileiros, pois os dados colocados nos sistemas são ferramentas para as políticas de promoção da saúde. Sem informação de qualidade não há boa gestão”, destacou.

 

Homenagem

 

O laboratório entregue leva o nome da enfermeira e servidora pública Leila Bernardes Del Nero (in memoriam), que atuou por 29 anos na área de vigilância da SES-TO. “É nossa forma de reconhecer o trabalho incansável e de como a Leila sempre agiu entre nós. Ela atuou diretamente na área de combate à tuberculose e no sistema de informação específico relacionado a esta doença”, relatou Luciana.

 

Valéria Del Nero, filha da homenageada se disse muito feliz com o reconhecimento ao trabalho da mãe. “Agradeço de coração a homenagem, sem palavras para expressar a gratidão e a emoção”, pontuou.

Comentários (0)