Servidores do Ruraltins paralisam atividades nesta 2ª em todo o estado

Servidores cobram melhores condições de trabalho, realinhamento da tabela financeira e a instituição de um ressarcimento de assistência, a exemplo do Redad da Adapec.

Servidores paralisados em frente ao Ruraltins
Descrição: Servidores paralisados em frente ao Ruraltins Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os servidores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) paralisaram as atividades nesta segunda-feira, 8, após decisão em assembleia. Segundo o vice-diretor geral do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe), Rorilândio Nunes, que também é servidor do Ruraltins, a paralisação se deu em função das cobranças da categoria que nunca foram atendidas pelo Governo.

 

Somente 30% dos mais de 600 servidores do Ruraltins estão em atividade, segundo o vice-diretor.

 

A assembleia que resultou na paralisação dos serviços aconteceu no último dia 21. “O Ruraltins vem sendo esquecido. Estamos pedindo insalubridade; que seja instituído o Redaper, que é o Ressarcimento de Despesas de Assistência Técnica e Extensão Rural, a exemplo do Redad da Adapec; o realinhamento da tabela financeira, a exemplo do que aconteceu com a Polícia e melhores condições de trabalho”, disse Rorilândio Nunes.

 

“Nós somos um órgão de extensão rural que elabora projetos, atende os produtores rurais”, justificou ao comparar os serviços do Ruraltins com os da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

 

Em Palmas, os servidores estão reunidos em frente ao Ruraltins com faixas e identificados com camisetas. 

 

NOTA À IMPRENSA - Ruraltins

Em atendimento a solicitação dos veículos de comunicação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins informa a respeito das reivindicações dos servidores, apenas no que compete ao órgão:

 

01 - Em relação aos veículos, a frota de veículos foi reforçada ao longo dos últimos três anos. Já foram entregues 58 veículos (entre novos e usados), e mais de 100 veículos foram revisados, sendo que mais 51 veículos (novos) com licitação concluída serão entregues, apenas aguardando liberação de recursos por meio de convênio do Ministério de Desenvolvimento Agrário(MDA) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

02 – Já em relação à Infraestrutura, referente a reforma dos escritórios e aquisição de móveis e equipamentos, o processo de licitação também já foi concluído, aguardando apenas a liberação de recursos.

03 – referente às nomeações de servidores efetivos em cargos de confiança, o órgão sempre priorizou a nomeação de servidores efetivos do quadro, nas 07 (sete) regionais e dos escritórios locais, para assumir os cargos de chefes de escritórios, Diretorias e coordenadores de programas, o que corresponde um percentual de mais de 95%.

 

Nesse sentido, a presidência do Ruraltins sempre se colocou a disposição dos servidores, por meio da Associação, não medindo esforços para juntos garantir, não só a melhoria das condições de serviços e da promoção de qualidade da extensão rural no Estado, como também a valorização da própria categoria.

 

(Atualizada às 15h48 com inserção de nota)

Comentários (0)