Servidores estaduais têm até esta sexta, 12, para realizarem avaliação de desempenho

Para fazer a avaliação, basta acessar o Portal do Servidor e iniciar o processo avaliatório referente ao ano de 2022.

Crédito: Sylvia Gondim/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), segue até esta sexta-feira, 12, com o prazo para realização da Avaliação Periódica de Desempenho (Aped). Para fazer as avaliações, basta acessar o Portal do Servidor e iniciar o processo avaliatório referente ao ano de 2022.

 

A avaliação abrange os servidores dos Quadros Geral; da Educação; de profissionais da Defesa Agropecuária; de profissionais da Extensão Rural; da Defesa de Análise; Inspeção e Fiscalização Ambiental, bem como o quadro de Auditor Fiscal da Receita Estadual.

 

“A Aped é uma ferramenta que permite mensurar o alcance das metas de trabalho e assim também desenvolver estratégias para maior eficiência na gestão pública oferecendo subsídios para investimentos em melhorias das condições de trabalho dos servidores, por exemplo”, pontua o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho.

 

O gerente de Avaliação de Desempenho e Progressão Funcional da Secad, Rangel Gomes de Moraes, explica que a pasta é órgão responsável pela gestão central de Recursos Humanos do Executivo Estadual e utiliza as informações obtidas para avaliar o desempenho dos servidores.

 

“Além de ser um instrumento utilizado para concessão de promoções e progressões a Aped mensura produtividade, pontualidade, relacionamento interpessoal, conhecimento técnico, entre outros aspectos”, acrescentou.

 

Sobre a Aped

 

A Aped é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, o servidor deve entrar no link do Saped, que está no Portal do Servidor e realizar a sua autoavaliação e também indicar um colega para o avaliar;

 

Na segunda etapa, que consiste na avaliação de colegas indicados, o servidor deve acessar o “Sistema de Avaliação Periódica” e realizar as avaliações. Lembrando que o login é o mesmo do Portal do Servidor.

 

O processo avaliatório é totalmente online, sem necessidade de impressão de formulários e suas etapas podem ser acompanhadas através do Portal do Servidor. Para mais informações, o servidor deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu respectivo órgão.

 

Compõem a equipe avaliatória: chefe imediato, servidor avaliado, indicado do chefe e indicado do servidor avaliado. Cada membro da comissão de avaliação deve ser imparcial durante o ato da avaliação, de forma objetiva e garantir um sistema de gestão de avaliação de desempenho justo e eficiente, que aponte aos servidores onde estes precisam se aprimorar.

Comentários (0)