Servidores públicos estaduais realizam assembleia geral conjunta nesta tarde

Assembleia geral conjunta vai decidir se servidores das diversas categorias que atuam no serviço público aceitam ou não o parcelamento da data base em duas vezes, proposta pelo Governo.

Representantes de sindicatos cobram pagamento
Descrição: Representantes de sindicatos cobram pagamento Crédito: Divulgação

Cerca de 2 mil representantes de todas as categorias de servidores públicos estaduais são esperados na tarde desta quarta-feira, 28, em Palmas para a primeira assembleia geral conjunta dos servidores públicos do Estado que vai deliberar sobre a proposta do governo de pagamento da data base.

 

A assembleia acontece a partir das 14 horas na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Tocantins (Sisepe). A data base dos servidores era para ter sido paga em outubro, mas o governo vem adiando o pagamento alegando dificuldades financeiras.

 

Os servidores exigem o pagamento de 5,7% referentes à correção da inflação, mais ganho real de 1,2%, retroativos a outubro.  Na última reunião - realizada no dia 26 com as entidades sindicais - o governo propôs dividir a correção da inflação em duas parcelas, uma a ser paga em maio e outra em setembro do próximo ano.

 

Gastos

De acordo com o governo, somando as duas parcelas, serão R$ 8,3 milhões por mês a mais de despesa com folha de pagamento. Já com relação ao retroativo do período de outubro de 2012 a abril de 2013, a proposta do Governo é negociar em maio. Para setembro, ficaria a negociação do retroativo dos meses de maio a agosto.

 

Possível greve

Na assembleia de hoje, os servidores vão dizer se aceitam ou não a proposta do governo. Caso a proposta seja rejeitada os servidores vão definir também como será o rumo das negociações de agora em diante, podendo inclusive, aprovar indicativo de greve geral.

 

 

Comentários (0)