SES alerta sobre aumento de casos de infestação predial por Aedes aegypti no TO

Informações foram verificadas no último levantamento entomológico obrigatório

Crédito: João Paulo Burini/Getty Images

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses (DVDVZ) e da Gerência de Vigilância das Arboviroses (GVA), alerta sobre o alto índice de infestação predial por Aedes aegypti no Tocantins, conforme último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa/LIA), feito até 21 de dezembro de 2021. A elevação nos casos de dengue nos últimos meses causa preocupação e torna uma grande parte da população vulnerável à infecção de doenças transmitidas pelo mosquito.

 

No Tocantins, dos 108 municípios que encaminharam o 4º levantamento entomológico obrigatório do LIRAa/LIA, 52 estão em situação de alerta e 19 em situação de risco. Assim, correspondem à porcentagem de 65,74%, os municípios tocantinenses que estão em uma conjuntura vulnerável às epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika.

 

A Gerente Estadual de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck, explica que, diante da situação alarmante, foram encaminhadas orientações aos municípios. “Nós solicitamos as secretarias municipais de saúde de intensifiquem as ações de controle vetorial, vigilância ao paciente e atualização dos dados. É necessário atenção e combate rápido contra o mosquito, vetor de tantas enfermidades”, alerta a técnica.

Comentários (0)