SES confirma mais dois casos de Covid-19 em Palmas; Estado contabiliza 29 casos

Nesta quarta-feira, 15, foram analisadas nove amostras com dois casos positivos na capital. Nesta terça-feira, 14, o município de Tocantinópolis teve a primeira confirmação da doença no município.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta quarta-feira, 15, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), analisou nove amostras para Covid-19, com dois casos positivos para Palmas. Um dos novos casos é de paciente do sexo feminino, 39 anos, sem histórico de contato com casos confirmados ou viagem para fora do Estado.

 

O outro caso positivo é de paciente do sexo masculino, 38 anos, com histórico de viagem para Inglaterra e retorno no dia 13 de abril. Ambos apresentaram sintomas clássicos da doença e estão em isolamento domiciliar. Após a emissão do Boletim de no 31, na noite desta última terça, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis notificou o primeiro caso positivo na cidade, de paciente do sexo feminino, 67 anos, diagnosticada em Imperatriz - MA após internação em hospital privado devido a problemas respiratórios.

 

A paciente está neste momento em isolamento domiciliar, em Tocantinópolis. Já o município de Araguaína descartou um caso diagnosticado via teste rápido na cidade. A paciente teve piora do quadro clínico e necessitou de internação hospitalar, quando realizou coleta de swab, que foi encaminhado para o Lacen, que testou negativo para Covid-19 e positivo para Influenza B, via exame PCR de biologia molecular, com identificação do gene do vírus.

 

O Estado também registrou na noite de terça-feira, 14, o primeiro óbito por Covid-19 no Tocantins. A paciente, Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, assistente social, servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, faleceu em um hospital particular da Capital, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). A servidora era hipertensa e havia sido o segundo caso confirmado do Tocantins.

 

Diante dos números apresentados, o Tocantins contabiliza agora 29 casos confirmados de Covid-19, nas cidades de Palmas (19), Araguaína (05), Gurupi (01), Dianópolis (01), Cariri do Tocantins (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).

 

Os dados divulgados nos boletins de acompanhamento são consolidados a partir das notificações recebidas das equipes de Vigilância municipais, até às 17h, somados aos exames realizados no Lacen. Casos notificados após este horário entram no boletim do dia seguinte. O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar osnúmeros de Covid-19 no Tocantins.

 

Gurupi

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta quarta-feira, 15, foram realizados dois novos testes SWAB na UPA do município, em duas mulheres de 37 e 38 anos. As amostras foram colhidas e enviadas para o Laboratório Central do Estado – LACEN. Ambas seguem sendo monitoradas e aguardam o resultado dos exames em isolamento domiciliar. Não houve novos testes rápidos realizados após a divulgação do boletim anterior e o município soma atualmente 63 casos descartados de Covid-19.

 

Gurupi continua com apenas um caso confirmado, um homem de 58 anos que testou positivo após uma viagem para Goiânia (GO), onde passou por procedimento cirúrgico. Ele estava internado em um hospital particular em Palmas, mas já recebeu alta no dia 11 de abril de 2020 e segue em isolamento domiciliar em Palmas. A Vigilância Epidemiológica do Município segue acompanhando o caso e monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

Comentários (0)