SES confirma o 7º caso de Covid-19 em Araguaína; Estado soma 37 casos

O novo caso é do sexo feminino, 40 anos, teve contato com um caso confirmado, sem histórico de viagem, apresentou sintomas clássicos da doença e está em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quarta-feira, 22, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), realizou 30 exames para Covid-19, com duas amostras positivas, sendo um paciente residente de Araguaína o outro residente de Santa Helena de Goiás (GO). O caso confirmado de Araguaína é do sexo feminino, 40 anos, teve contato com um caso confirmado, sem histórico de viagem, apresentou sintomas clássicos da doença e está em isolamento domiciliar.

 

O outro caso positivo diagnosticado no Lacen se refere à paciente que está internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA), caminhoneiro, 43 anos, que estava de passagem pelo Tocantins. Sua notificação será informada ao Estado de Goiás, em seu município de residência. O paciente tem histórico de viagem pelo seu estado de origem e Maranhão e apresentou sintomas clássicos da doença.

 

Já em relação ao caso do paciente de Araguaína que foi a óbito em Goiânia, este foi confirmado, mas ainda está sob investigação, devido duplicidade de local de residência para busca de contatos e ações de prevenção e controle, não sendo definido ainda como caso do Tocantins.

 

Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 37 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (25), Araguaína (07), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).

 

Atualmente, o Tocantins apresenta 02 óbitos, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 17 pacientes ainda em isolamento domiciliar e 03 pacientes estão internados (02 na rede pública e 01 rede privada). O acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus é realizado pelos municípios e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que o isolamento seja de 14 dias. Passado o período, os sintomáticos leves, moderados e os pacientes internados serão considerados curados após avaliações médicas das equipes municipais ou das unidades de saúde que se encontram.

 

Os dados consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde referem-se aos exames realizados no dia pelo Lacen, junto às notificações recebidas dos municípios até as 17h, os casos notificados após este horário entrarão no boletim do dia seguinte. O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins. 

 

Gurupi

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta quarta-feira, 22, foram realizados dois novos testes rápidos pela UPA, em um homem de 43 anos e uma mulher de 42 anos. Os dois testaram negativo para Covid-19. Desta forma, Gurupi chega a 77 casos descartados da doença. Até o momento, não há novos casos suspeitos aguardando resultado.

 

A Vigilância Epidemiológica do Município informou que a respeito das pessoas que tiveram contato com a paciente que testou positivo para Covid-19 em Palmas, mas que esteve recentemente em Gurupi, já conseguiu identificar 5 famílias no total de 11 pessoas. Todas estão assintomáticas até o momento e seguem em isolamento domiciliar, sob monitoramento preventivo da Vigilância Epidemiológica.

 

Gurupi continua com apenas um caso confirmado de Covid-19, um homem de 58 anos. Ele esteve internado e recebeu alta no dia 11 de abril de 2020 e continua em isolamento domiciliar em Palmas.

Comentários (0)