SES emite nota técnica orientando Palmas e municípios na vacinação contra a Covid-19

Entre as orientações estão a aplicação das doses da Janssen na Capital para o público geral por faixa etária e ordem decrescente e a finalização dos grupos prioritários nas cidades do interior

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nota técnica nesta sexta-feira, 11, para orientar os municípios a respeito da continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19. A SES orienta a Saúde de Palmas a aplicar as doses da vacina Janssen ampliando a vacinação para o público geral e por faixa etária decrescente. Quanto aos outros municípios, a SES recomenda a finalização dos grupos prioritários em andamento, para posteriormente darem início à vacinação do próximo grupo, e que só ocorra mediante estoque de vacinas para as primeiras doses. Confira a nota aqui.

 

A Saúde de Palmas tem previsão para receber 20.700 doses da vacina Janssen e poderá acelerar a vacinação, abrindo a imunização para a população em geral de maneira escalonada e por faixa etária decrescente, com o objetivo de evitar perdas técnicas. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, havia anunciado ontem, 10, que aguarda as doses e que a vacinação será para a população a partir de 50 anos sem comorbidades. Os imunizantes irão vencer no dia 27 de junho, portanto precisam ser aplicados com celeridade.

 

O texto da SES indica quais são os próximos grupos a serem vacinados nas cidades do Tocantins após a finalização dos em andamento, que são: pessoas em situações de rua; população privada de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário de passageiros urganos e de longo curso, trabalhadores industriais, trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e caminhoneiros.

 

A SES informou que municípios que possuem estoque de vacinas de primeiras doses (D1) poderão antecipar os Grupos Prioritários do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, após a finalização de cada grupo em andamento, a saber, mas "em hipótese nenhuma será permitida a utilização de segundas doses (D2) como ampliação de vacinação de grupos prioritários. As mesmas deverão ser preservadas exclusivamente para dar continuidade ao esquema vacinal em andamento".

 

Palmas aguarda doses da vacina Janssen 

 

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização/CGPNI, Conselho Nacional de Secretários de Saúde/CONASS e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde/CONASEMS, definiu estratégias a serem adotadas para a distribuição e aplicação da vacina Janssen, conforme Ofício Nº 646/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que trata da introdução da vacina Janssen no Brasil. Como as doses necessitam de monitoramento e controle rigosos da temperatura e mecanismo de agendamento devido ao prazo de validade ser em 27 de junho de 2021, ficou definido que somente capitais receberão os imunizantes.

 

Palmas tem previsão para receber 20.700 doses da vacina Janssen e poderá otimizar a vacinação da população em geral de maneira escalonada e por faixa etária decrescente, com o objetivo de evitar perdas técnicas.

Comentários (0)