SES-TO confirma seis casos de sarampo em Campos Lindos e investiga outros seis

Pacientes não estavam vacinados e tiveram contato com pessoas vindas de países com circulação do vírus

Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou seis casos de sarampo no município de Campos Lindos, a 560 km de Palmas. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-TO) e apresentaram resultado reagente para IgM. Outros três casos são considerados clinicamente prováveis e mais três seguem em investigação, com coletas realizadas na quinta-feira, 24.

 

Os casos confirmados envolvem pacientes de diferentes faixas etárias: uma criança de quatro anos, uma adolescente de 15, duas mulheres de 24 e 29 anos, e dois homens de 21 e 27 anos. Já os casos prováveis incluem um homem de 27 anos e duas crianças do sexo masculino, de um e três anos. Os três casos sob investigação são de duas meninas de um ano e uma mulher de 30 anos.

 

Segundo a SES-TO, todos os pacientes apresentam histórico de contato com pessoas que estiveram em países onde há circulação do vírus, não foram vacinados, manifestaram sintomas clássicos da doença e permanecem em cuidados domiciliares. As amostras reagentes foram enviadas para confirmação no laboratório de referência nacional da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

 

Ações de contenção e vacinação

Após os primeiros relatos, ainda no dia 18 de julho, equipes da Vigilância em Saúde estadual foram mobilizadas para o município, em ação conjunta com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. As medidas incluem vacinação de contatos, orientação sobre isolamento e busca ativa de casos. Até agora, 660 pessoas estão sendo acompanhadas, 282 residências foram visitadas e 644 doses da vacina foram aplicadas.

 

A pasta também emitiu nota técnica aos 139 municípios tocantinenses e repassou orientações específicas às áreas de vigilância municipais para intensificar o monitoramento da doença.

 

Comentários (0)