Sesau contrata nova empresa e pacientes voltam a receber quimioterapia no Estado

Após rescisão contratual com o Instituto Oncológico, a Secretaria de Saúde do Estado formalizou contrato com a empresa Oncoradium, que iniciou o tratamento de quimioterapia em pacientes no Tocantins.

Bonilha vistoriou tratamento em Imperatriz/MA
Descrição: Bonilha vistoriou tratamento em Imperatriz/MA Crédito: Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contratou a empresa Oncoradium, de Imperatriz (MA), para assumir os serviços de quimioterapia no município de Araguaína. Nesta terça-feira, 15, a empresa já deu início aos atendimentos e a expectativa é que somente nesta semana mais de 50 pacientes sejam atendidos.

 

A empresa é a mesma que já está oferecendo os serviços de radioterapia à pacientes do Tocantins que estão na cidade de Imperatriz e foi contratada depois da rescisão do contrato com o Instituto Oncológico. Desde o dia 11 de setembro 116 pacientes foram encaminhandos a Imperatriz.

 

Com a nova contratação, a Sesau garante que serviços continuem a ser ofertados em Araguaína. Assim, somente a radioterapia ainda será oferecida em Imperatriz. Enquanto isso, a Secretaria já está trabalhando para solucionar em definitivo a oferta do serviço no Estado do Tocantins.

 

Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, juntamente com técnicos da Sesau, participaram de audiência de conciliação com o Ministério Público na 2ª Vara dos Feitos e Registros Públicos em Araguaína, ocasião em que a secretaria apresentou estudo apontando que o acelerador linear, máquina utilizada nas sessões de radioterapia, adquirido em parceria com o Ministério da Saúde, pode ser instalado na sala que já existe no Anexo do Hospital Regional de Araguaína (HRA) sendo, para isso, necessárias algumas adequações. Na oportunidade, a secretaria esclareceu ainda que a empresa fabricante do aparelho também constatou que a sala pode comportar o novo equipamento.

 

Contratação da Oncoradium

As formas de pagamento e contratação da empresa Oncoradium respeitam o que foi homologado em acordo no dia 12 de fevereiro, em audiência entre a Sesau, Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e a 2ª Vara dos Feitos das Fazendas e dos Registros Públicos de Palmas. O pagamento será feito por procedimento realizado, conforme valor que consta na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários (0)