Os profissionais da área da Saúde decidiram suspender a realização de plantões extras no mês de dezembro. A decisão foi tomada após reunião e afetará o atendimento nos maiores hospitais estaduais do Tocantins.
Confira a íntegra da nota em que os profissionais comunicam e justificam a decisão.
NOTA À POPULAÇÃO
O corpo clínico do Hospital Geral de Palmas, com a presença de representantes do Hospital Dona Regina, do Hospital Regional de Paraíso, da diretoria do SIMED-TO e do CRM-TO decidiu, em reunião na noite nesta terça-feira, comunicar a sociedade e órgãos competentes que no mês de dezembro faltará profissionais médicos para cobrir a escala completa de plantões.
A falta de profissionais médicos suficientes para cumprir as escalas mensais de plantões é fato recorrente e já cientificado reiteradas vezes à Secretaria Estadual da Saúde. A carência de médicos reflete a má gestão de recursos humanos e falha de uma Administração Pública Estadual que não realiza concurso público para solucionar o problema.
Além desse quadro, a Secretaria Estadual da Saúde não cumpriu os acordos firmados com médicos e entidades médicas para manter o fornecimento regular de medicamentos e insumos necessários à prestação de serviços de saúde. Também não cumpriu o acordo para pagar as horas extras de plantões devidas, em atraso desde o mês de julho, o que leva os profissionais médicos que realizaram plantões extras nesse período e estão sem receber a não realizar mais plantões extras.
Os médicos afirmam ainda que foi dado conhecimento deste quadro e das condições de funcionamento das unidades hospitalares ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF) para os procedimentos cabíveis a fim de se resguardar o direito do cidadão à correta prestação de serviços de saúde.
NOTA - Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde informa que realizou nesta quinta-feira, 13, o pagamento dos plantões extras dos profissionais de saúde, o montante de R$5,3 milhões deve estar na conta dos servidores nesta sexta-feira,14, ou conforme trâmite bancário.
A Sesau ressalta que não há racionamento na alimentação dos pacientes nas Unidades Hospitalares, e a Secretaria já entrou em contato com a empresa responsável pelo fornecimento das refeições para manter a diversidade dos alimentos servidos conforme contrato.
(Matéria atualizada às 18h03 do dia 13/11 com inserção de nota da Sesau)
Comentários (0)