Sesau investiga seis casos de H1N1 no Tocantins; exames foram enviados para SP

Nos pacientes com suspeita da doença foram realizadas coletas de material, que foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, com previsão média de 30 dias para retorno dos laudos

Seis casos suspeitos de Influenza A H1N1 estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Tocantins. Destes um paciente morreu no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) no dia 27 de junho.

Segundo a assessoria da Sesau, em todos os pacientes suspeitos foram realizadas coletas de exames que foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, com previsão média de 30 dias para retorno dos laudos, estando previsto para a primeira quinzena do mês de agosto.

O vírus da Influenza A H1N1 já está em circulação no país há algum tempo e a gravidade dos casos está relacionada a grupo de risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

No Tocantins foram confirmados este ano dois casos de influenza A H1N1 com um óbito. Em 2012 foram confirmados cinco casos, sendo que dois vieram a óbito.

Caso mais recente

O empresário Alex Rosa Vieira, 41 anos, proprietário da Madeireira Paraíso, localizada naquela cidade, faleceu três dias depois de dar entrada no HGPP, em 27 de junho.

Após passar várias horas na Sala Vermelha do HGPP, o empresário foi transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), após intervenção do Ministério Público da Capital.

De acordo com familiares, o empresário havia acabado de chegar da Bahia e teria contraído naquele estado uma gripe. 

Comentários (0)