Sessão que traria lista tríplice para escolha de conselheiro do TCE é suspensa

O Superior Tribunal Justiça (STJ) suspendeu a sessão do TCE que traria lista tríplice para escolha do novo conselheiro para ocupar a vaga de Leide Mota...

Leide Mota pediu exoneração na semana passada
Descrição: Leide Mota pediu exoneração na semana passada Crédito: T1 Notícias/Arquivo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido de medida liminar impetrado pelos procuradores Alberto Sevilha e Marcos Antônio da Silva Modes e suspendeu a sessão que aconteceria na tarde desta terça-feira, 25, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O TCE havia convocado uma sessão extraordinária para às 14h desta terça a fim de deliberar a lista tríplice para a escolha do conselheiro que deve ocupar a vaga a ser provida por um membro do Ministério Público, no caso, a vaga da conselheira Leide Mota Amaral.

Segundo o procurador Alberto Sevilha, "nós entramos com a medida cautelar no STJ até que se tenha a decisão definitiva do processo que está em andamento". Trata-se de uma ação em que os procuradores exigem que a vaga de conselheiro que era ocupada anteriormente por Leide Mota seja ocupada por membros do Ministério Público Estadual (MPE), por critério de antiguidade.

No entanto, de acordo com o procurador de contas, o que se sabe é que o TCE quer que a vaga seja ocupada por critério de merecimento. "Eles querem que a vaga dela seja por critério de merecimento contrariando a própria Constituição Federal" e completou afirmando que corre informações nos bastidores que quem é mais "amiguinho do Governo" tem mais chances de conseguir a vaga.

A medida cautelar foi protocolada na última sexta-feira, 21, segundo informou o procurador de contas.

Já o TCE disse que a decisão de suspender a sessão que traria a lista tríplice foi tomada antes mesmo da decisão do STJ. Nos comunicados, na página do TCE, o órgão informa que o Ato nº 61, desta terça-feira, 25, decidiu cancelar a sessão por “conveniência administrativa”.

A decisão do STJ não foi publicada até o fechamento desta matéria, no entanto, há informação extraoficial de que o TCE foi avisado via fax da decisão do STJ. O TCE negou que tenha recebido a decisão. 

 

Alvo de ação no STJ, conselheira Leide Mota pede exoneração do TCE

Vagas do TCE: Leide teria retorno garantido e Oziel é cotado por "merecimento"

Comentários (0)