Simed acusa Sesau de descumprir acordo e não retomar serviço de oncologia no HRA

Sindicato dos Médicos do Tocantins alega que acordo judicial previa retomada dos serviços de oncologia no HRA, ainda no dia 27 de abril. Simed diz que equipamento é velho e está com defeito.

Unacon Araguaína
Descrição: Unacon Araguaína Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Médicos do Tocantins disse por meio de nota que o Governo do Estado não cumpriu acordo judicial que determinou a retomada integral dos serviços de oncologia, no Hospital Regional de Araguaína. De acordo com o Simed, o prazo para início dos procedimentos que seria no dia 12 de abril, foi prorrogado pelo próprio órgão em medida alheia ao acordo, para 27 de abril.

 

Por meio de nota, o Sindicato disse que “uma das causas no atraso é o equipamento montado pelo Instituto Oncológico Ltda para o qual a Secretaria da Saúde (Sesau) terceirizou o serviço. A máquina de radioterapia é velha e ainda se encontra com defeito”.

 

O Simed relatou ainda que apenas os pacientes que estavam na lista de tratamento, inclusos na Ação Civil Pública que homologou o acordo, receberam atendimento. “Aos demais pacientes o atendimento não é ofertado”, disse a nota.

 

O Simed destacou que “estas evidências indicam que o modelo de transferência de serviços, praticado pelo Estado, tem se mostrado insatisfatório e insuficiente para atender à população no seu direito básico à saúde”.

 

O T1 Notícias solicitou da um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) quanto aos serviços de oncologia do HRA e, por meio de nota, a pasta afirmou que a máquina de radioterapia está apta para funcionamento, mas que aguarda liberação na CNEN. Confira abaixo a íntegra da nota da Sesau.

 

Nota de Esclarecimento - Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que o serviço de radioterapia está apto para funcionamento na cidade de Araguaína desde o dia 27 de abril, aguardando apenas a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que está com visita técnica agendada para esta semana.

Enquanto isso, mais de 150 pacientes foram atendidos nessas primeiras duas semanas no serviço de oncologia geral. E, atualmente, 74 pacientes estão na fase de planejamento, que consiste na realização de exames complementares de mapeamento para iniciar as sessões de radioterapia, imediatamente após a liberação da máquina.

A Sesau esclarece ainda que todo o serviço de oncologia passou a ser coordenado pelo Instituto Oncológico.

 

Nota - Simed

O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) torna pública sua preocupação diante do não cumprimento do acordo judicial que determinou a retomada integral dos serviços de oncologia (radioterapia, braquiterapia e quimioterapia) da Unidade de Alta Complexidade (UNACON) do Hospital Regional de Araguaína.

O prazo inicial era 12 de abril. Foi prorrogado pela Secretaria da Saúde (Sesau) para o dia 27 de abril, em medida alheia ao acordo judicial. E até a presente data os serviços não estão sendo oferecidos em sua integralidade.

Uma das causas no atraso é o equipamento montado pelo Instituto Oncológico Ltda para o qual a Secretaria da Saúde (Sesau) terceirizou o serviço. A máquina de radioterapia é velha e ainda se encontra com defeito.

Cumpre ressaltar que apenas os pacientes que estavam na lista de tratamento, inclusos na ação civil pública que homologou o acordo, foram atendidos. Aos demais pacientes o atendimento não é ofertado.  Além disso, serviços como braquiterapia, que era oferecido na unidade deixou de existir, sendo que os pacientes precisam ser transportados para outras localidades.

Para o SIMED-TO estas evidências indicam que o modelo de transferência de serviços, praticado pelo Estado, tem se mostrado insatisfatório e insuficiente para atender à população no seu direito básico à saúde.

Janice Painkow - Presidente do SIMED-TO

 

(Atualizada às 9h do dia 14/05 com inserção de nota da Sesau)

Comentários (0)