Sindicato da Enfermagem denuncia condições inadequadas no Dona Regina

O presidente do SEET afirmou que os profissinais de enfermagem trabalham sobre carregados e não dispõem de um local adequado para descanso com assegura a legislação

O Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) denuncia que os profissionais da área de enfermagem que atuam na UTI Neonatal do Hospital Dona Regina, onde a recém-nascida recebeu leite na veia no dia 30 de março, trabalham em condições inadequadas.  A denúncia vem depois que uma técnica de enfermagem ter ministrado leite na veia de uma recém-nascida na UTI Neonatal do hospital.

Segundo o presidente do SEET, Ismael Sabino da Luz, um dos problemas já levantados é a falta de um alojamento que garanta as horas de descanso garantidas pela legislação. “Os profissionais que tralham num setor tão crítico, precisam ter repouso. No caso do Dona Regina, o alojamento não possui o isolamento adequado e muitas vezes os profissionais tem o descanso interrompido devido ao agravamento de algum paciente ”, disse.

O SEET prepara a defesa da técnica de enfermagem, que na semana passada apresentou sua versão do incidente com a recém-nascida ao setor jurídico da entidade. Inicialmente será pedido um levantamento do quantitativo de profissionais que atuam no setor onde ocorreu o incidente e o nível de risco dos pacientes.

A recém-nascida já superou as horas mais críticas após o incidente, devido ao risco de embolia venosa (obstrução de vasos sanguíneos) Porém a recém-nascida ainda sofre de infecção bacteriana e fúngica. O bebê desde o nascimento está internado na UTI Neonatal com diagnóstico inicial de prematuridade e desconforto respiratório.

Ele permanece internado neste serviço até a presente data devido à necessidade de ventilação mecânica para respirar e está em tratamento contra pneumonia. A assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) informou que a profissional envolvida no caso continua afastada de suas funções e será instaurada sindicância para apurar os fatos e as devidas providências.

Sesau contesta

Em nota a Sesau contestou as denuncias do presidente do SEET. De acordo com a Sesau, o Hospital Dona Regina possu estrutura para repouso da equipe de enfermagem com 14 camas. Ainda de acordo com a Sesau, a carga horário da equipe de enfermagem é de 30 horas semanais. 

Confira a íntegra da Nota

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde - Sesau informa que o Hospital e Maternidade Dona Regina possui um repouso para a equipe de enfermagem com sete beliches, totalizando 14 camas. O repouso também possui um frigobar, banheiro privativo e ar-condicionado.

A Sesau informa ainda que a carga horária da equipe de enfermagem é 12h e 6h diárias, totalizando 30h semanais. Conforme o Estatuto do Servidor Público e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, os profissionais que trabalham 12h no período diurno tem direito a 15 min de descanso, e os profissionais de 12h no período noturno descansam por uma hora. O período de descanso é feito em escala para não comprometer a assistência aos pacientes.

 

Comentários (0)