Sindicato dos caminhoneiros defende construção da Transbananal

Segundo o presidente da entidade, a rodovia é necessária e urgente, pois além de diminuir distâncias para escoar a produção agrícola, vai facilitar a chegada de mercadorias a diversas regiões.

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O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins (Sindcamto), José Aparecido do Nascimento, manifestou seu apoio e a posição favorável da entidade à construção da rodovia Transbananal, que liga o Tocantins ao Mato Grosso (MT).

Segundo Aparecido, o Sindicato entende que a rodovia é necessária e urgente, pois além de diminuir distâncias para escoar a produção agrícola, vai facilitar a chegada de mercadorias a diversas regiões, promovendo o crescimento econômico e social de toda a região.

 

Ainda em nome da entidade ele defende que ações efetivas sejam implementadas com vistas à conclusão da estrada “o mais rápido possível”. “Esperamos que o Governo tenha motivação e compromisso para realizar urgentemente essa obra, seja de punho próprio ou através de Parceria Público-Privada (PPP). O que importa é sua conclusão, a fim de oferecer seus benefícios à população do Estado e de toda a nação”, afirma Aparecido.

 

O sindicalista espera que a Transbananal não fique só na promessa, como vem ocorrendo com a BR-010, uma obra imprescindível que não avança. “Assim como a Transbananal, a BR-010 é essencial ao desenvolvimento do Tocantins. No entanto, há décadas a rodovia é prometida pelo Governo Federal, por meio do Dnit, e nada de novo acontece para que o projeto se torne realidade”, criticou.

 

Mesmo não podendo comparecer à audiência pública realizada dia 18 de outubro em Gurupi, que tratou da construção da Transbananal, José Aparecido afirma que sua entidade comunga da ideia e defende mais do que sua edificação: cobra sua realização o mais rápido possível.

 

 

Transbananal (TO-500)

 

Conforme mencionado por José Aparecido, a possibilidade de aumentar as exportações e a geração de novos negócios e renda são os principais argumentos das autoridades para implantar a rodovia Transbananal, também conhecida como TO-500, e é uma continuidade da BR-242, no trecho que liga o Tocantins ao Mato Grosso.

 

Segundo a proposta, a BR-242, que corta o Brasil de leste a oeste, vai unir de norte a sul várias rodovias do País. A via permitirá conexões com a BR-153 e BR-158, além das ferrovias Norte-Sul, Leste-Oeste e a Hidrovia Tocantins-Araguaia.

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