Sindicato elenca reivindicações à Adapec e órgão explica processo de atendimento

Os sindicatos SINDAGRO-TO e o AFA-TO reivindicam que o órgão providencie a aquisição e distribuição de álcool em gel 70%, máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Crédito: Reprodução

O Sindicato dos Profissionais de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (SINDAGRO-TO) e Associação dos Funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (AFA-TO) reivindicam que o órgão providencie a aquisição e distribuição de álcool em gel 70%, máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

De acordo com o presidente das duas entidades, Wiston Gomes, desde que o Ministério da Saúde (MS) anunciou as recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus, no último mês de março, os representantes da categoria têm atuado com o objetivo de assegurar a saúde dos servidores e seus familiares, por entender que o momento é excepcional e depende da colaboração da sociedade.

 

Por meio de ofícios apresentados, Gomes disse que os servidores realizaram diversas solicitações para que todos mantivessem sua integridade garantida sem que houvesse prejuízo no exercício de suas funções, e que não obtiveram nenhuma resposta da Adapec.

 

A categoria dos servidores querem a regularização dos Redads e manutenção dos pagamentos em dia, diminuição no número de fiscalizações em barreiras fixas e volantes, enquadramento dos profissionais nos grupos prioritários para vacina da gripe, alteração no calendário da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, além de outras medidas.

 

“Alguns ofícios estão sem resposta há quase 50 dias. A ausência de informações cria graves situações ante a categoria. Até o momento, por exemplo, o estado não forneceu sequer o material básico como álcool em gel e máscaras, tudo está sendo custeado pelo servidor”, reclamou Gomes.

 

Nota Adapec

 

Em nota encaminhada ao T1 Notícias nesta terça-feira, 28, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esclarece que as máscaras e álcool em gel 70% estão sendo adquiridos por meio de um processo único da Secretaria da Administração.

 

Além disso, para atender a demanda de imediato, a direção do órgão, por meio de sua assessoria, disse que solicitou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a doação de 5 mil máscaras e 500 unidades de álcool em gel. Esse material começará a ser entregue nas unidades de atendimento nesta quarta-feira, 29.

 

Sobre o ressarcimento de Despesas de Atividades de Defesa Agropecuária (Redad), a Adapec afirmou que estão atrasados os pagamentos referentes ao mês de fevereiro, “que está aguardando a liberação do saldo financeiro, e o mês de março, que está no grupo executivo para liberação do saldo orçamentário”, explicam em nota. 

 

Com relação a escala de trabalho – garantiu a nota da Adapec –todas as unidades de atendimento foram oficializadas, por meio do memorando Nº005, de 23 de março de 2020, para seguir as determinações do Decreto Estadual 6.072, de 21 de março de 2020. No documento interno foi determinado, entre outros, o agendamento no atendimento aos produtores rurais, serviço remoto ao grupo de risco, bem como revezamento de servidores para evitar aglomerações.  

 

Sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o calendário será mantido entre os dias 1º e 31 de maio, levando em consideração a prevenção à Covid-19 e a manutenção do status sanitário de livre da doença, sustentou o documento da Adapec.

 

“Prova disso é que todas as lojas agropecuárias foram notificadas quanto aos cuidados na venda da vacina, e a declaração da vacinação foi estendida por mais 90 dias, ou seja, encerrará no dia 31 de agosto e será feita de forma agendada para evitar aglomerações dos produtores rurais”, conclui a nota.

 

Comentários (0)