Os sindicatos que representam os servidores públicos do Tocantins têm até dia 18, segunda-feira, para responder se aceitam ou não a proposta do Governo do Estado de pagamento da data base, bem como a transferência do mês da data base de outubro para maio.
Para isto as categorias tem prazo até dia 16 para realização de assembleias e apresentação do resultado final. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Tocantins, Ismael Sabino da Luz, a categoria já rejeitou a proposta do governo, em assembleia realizada no dia 6 de fevereiro. “A decisão da maioria é o que determina a posição do sindicato”, argumentou Sabino.
Protesto
Segundo o presidente, a decisão dos trabalhadores da Enfermagem será levada para a reunião colegiada que envolve sindicatos e associações que representam as diversas categorias de trabalhadores. A reunião será realizada no dia 18, quando será formulado um documento conjunto com os resultados das assembleias para ser entregue ao governo.
Ismael Sabino afirmou que a decisão dos trabalhadores da Enfermagem é um protesto. "Vamos levar esta decisão para os demais sindicatos e o governo”, declarou.
Proposta
Na última reunião que teve com as lideranças sindicais o Governo propôs incluir a data base a partir do pagamento referente ao mês de abril. O retroativo referente aos meses de outubro do ano passado até o próximo mês de março, seria feito em seis vezes a partir do mês de julho, chegando portanto ao mês de dezembro. Além disso, a mudança da revisão geral anual passaria para o mês de maio de cada ano, a partir de 2014.
Sintras faz assembleia nesta sexta
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras-TO)) realizará nesta sexta-feira, 15, às 14h30, na sede central do sindicato localizada na 405 norte, Al. 08, Lt.01, Conj. HM3, a Assembleia Geral Extraordinária para deliberar com a sua categoria sobre o pagamento da Data-Base.
Os servidores da saúde irão discutir, analisar e votar se aceitam ou não a proposta do Governo que é de pagar a data-base em parcela única, com o índice de 5,57%, incluído na folha de pagamento de abril com recebimento em 1º de maio. Quanto o retroativo será pago em 06 parcelas, sendo a primeira incluída na folha de pagamento de julho, com recebimento em 1º de agosto.
A outra proposta do Governo que também está na pauta da Assembleia é a mudança da data-base para o mês de maio. Atualmente, o reajuste é concedido no mês de outubro. Com a aprovação desta proposta, a data-base de 2013 seria concedida em maio de 2014, com o cálculo do índice acumulado entre o período de outubro de 2012 a abril de 2014.
A realização das Assembleias individualizadas é em virtude de um acordo entre as entidades de trabalharem suas bases separadamente com o intuito de agilizar o processo.
Após as Assembleias que devem ser realizadas até o dia 16, os sindicatos irão se reunir na próxima segunda-feira, 18, para oficializar a decisão dos servidores públicos quanto a proposta do executivo.
O presidente do Sintra, Manoel Pereira de Miranda, juntamente com toda a diretoria do Sintras convoca todos os seus filiados para manifestarem sua opinião se aceitam ou não a proposta do Governo.
“A posição que levaremos para o Governo será a decisão da categoria, pois a Assembleia é soberana”, ressalta o presidente.
Comentários (0)