Sinpef e Semus discutem funcionamento das academias ao ar livre

Sinpef-To defende a abertura de espaço para atuação dos profissionais da Educação Física nas academias ao ar livre como forma de melhor orientar a população nas atividades físicas.

Sindicato dos Profissionais em Educação Física – Sinpef-TO e Conselho Regional de Educação Física 14ª Região - CREF14 Goiás/Tocantins, reuniram-se, nesta quinta-feira, 24 com a Coordenação da Área Técnica de Promoção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde  Semus), responsável pelas academias ao ar livre implantadas em Palmas.

Os representantes dos Profissionais em Educação Física buscam construir uma proposta relacionada ao funcionamento das academias, de forma a garantir nesses espaços a presença do profissional de Educação Física.

As academias funcionam atualmente sem a presença do profissional com acumulo técnico e científico para orientação dos usuários, porém, existe uma previsão por parte da Secretaria de dispor o Profissional nesses ambientes, inclusive já consta no Plano de Cargos e Carreiras do quadro da Saúde de Palmas as vagas para Profissionais da área.

 

Prevenção

A academia tem como objetivo incentivar trabalhadores, idosos, e comunidade em geral, a praticarem exercícios e melhorar a qualidade de vida.  O principal objetivo do projeto de instalação de academias ao ar livre nas quadras da  Capital é diminuir as chances da população de desenvolver fatores de risco para doenças crônicas, que associados ao sedentarismo, predispõem a população ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão arterial e à obesidade, a doença do século XXI, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Importância

 O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física, Luciano Lucas diz que reconhece a importância dos espaços e equipamentos, e relata que as academias ao ar livre contribuem muito para a promoção da saúde da comunidade. ”Mas com a presença do profissional fazendo a orientação e acompanhando os usuários podemos melhorar e ganhamos em qualidade, além de garantirmos o espaço no mercado de trabalho para o profissional em um espaço que é nosso, e vimos uma grande disposição da Semus em nossa demanda”, argumentou.

Durante a reunião ainda foram discutidas as parcerias para realização de eventos na área, como “Dia Mundial da Qualidade de Vida” e do “Seminário de Atividade Física e Saúde” a acontecerem no decorrer do ano, bem como, a reativação e implantação de novas academias ao ar livres, onde deverá abrir campo de atuação dos profissionais de Educação Física devidamente habilitados e regulamentados.

Hoje Palmas possui dez academias distribuídas pela cidade, e mais quatro a serem implantadas com recursos já garantidos. A secretaria da Saúde teve recentemente projetos aprovados pelo Ministério da Saúde para construção de dois polos Academias da Saúde, os recursos já estão garantidos e em breve as obras devem começar.

 

Comentários (0)